Bombardeio em Merefa, na Ucrânia, deixa 21 pessoas mortas e outras 25 feridas

Ataque é atribuído pelas autoridades ucranianas à Rússia. Escola e centro cultural da cidade foram atingidos

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Pelo menos 21 pessoas morreram e 25 ficaram feridas nesta quinta-feira, 17, em um bombardeio na cidade de Merefa, no leste da Ucrânia, segundo a promotoria regional. O bombardeio foi atribuído pelas autoridades ucranianas à Rússia.

De acordo com as informações da promotoria, dez dos feridos estão em estado grave.

O ataque atingiu uma escola e um centro cultural na manhã desta quinta-feira. A cidade fica próxima a Kharkiv, que também foi alvo de bombardeio pesado enquanto as tropas tentam avançar sobre a cidade.

Bombeiro tenta apagar incêndio em escola de Merefa atingida por bombardeio, nesta quinta-feira, 17 Foto: Serviço de Estado de Emergência da Ucrânia / AFP

PUBLICIDADE

Os ataques se intensificaram nesta semana em diversos pontos da Ucrânia. Em Mariupol, um teatro com cerca de mil civis foi bombardeado nesta quarta-feira, e o número de vítimas e sobreviventes ainda é desconhecido. A Ucrânia afirma que alguns sobreviveram e os resgates estão em andamento.

O ataque em Mariupol foi comparado pelo presidente ucraniano Volodmir Zelenski ao cerco nazista de Leningrado durante a Segunda Guerra Mundial. O presidente discursou nesta manhã para parlamentares da Alemanha através de vídeo, e a transmissão atrasou devido a um bombardeio próximo ao local onde ele estava.

Publicidade

Em Kiev e Irpin, subúrbio da capital ucraniana, os conflitos também atingiram civis. Pelo menos uma pessoa morreu vítima de fragmentos de mísseis, que atingiram um prédio residencial durante a madrugada de Kiev. Em Irpin, civis estão sendo retirados após um contra-ataque das forças armadas ucranianas atingir tropas russas. /AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.