Brasileiro suspeito de tentar atirar contra Cristina já tinha antecedentes criminais, diz jornal

Em março de 2021, foi processado por contravenção, porte de arma não convencional, em La Paternal

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Segundo o jornal argentino Clarín, citando como fonte o ministro da Segurança Aníbal Fernández, o suspeito de tentar atirar contra a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, nesta quinta-feira, 1º, é um homem de origem brasileira identificado como Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos.

O detido tem antecedentes criminais: em março de 2021 foi processado por contravenção, porte de arma não convencional, em La Paternal, onde um endereço é associado ao seu nome. Na ocasião, o brasileiro foi preso com uma faca em sua posse e declarou que era para sua defesa pessoal, segundo fontes de segurança.

O Clarín explica que, de acordo com os registos comerciais, Sabag Montiel está registrado como dedicado ao “serviço de transporte automóvel urbano e suburbano não regular de passageiros gratuitos; exceto através de táxis e remises, aluguel de automóveis com condutor e transporte escolar”, categoria que corresponde a motoristas de aplicativos. Ele tem um Chevrolet Prisma registrado em seu nome.

Policiais isolam e vigiam área onde Cristina Kirchner sofreu tentativa de assassinato em Buenos Aires Foto: Agustin Marcarian/Reuters

PUBLICIDADE

Segundo o Clarín, em março de 2021, a Polícia da Cidade abordou o brasileiro na Avenida San Martín por dirigir um automóvel, um Chevrolet Prisma, sem placa traseira. Ele alegou ser o proprietário, mas havia perdido a placa em uma batida de trânsito nos dias anteriores.

Quando ele abriu a porta do passageiro, uma faca de 35 centímetros caiu. Nesse momento, como explicou o jornal argentino, ele alegou que carregava a arma branca para se defender. Após consultas, os oficiais da Polícia registraram o auto de infração e o liberaram.

A polícia argentina prendeu um homem que tentou atirar na vice-presidente na porta da casa dela na noite desta quinta-feira. Um vídeo registra o momento em que ele aponta a arma para Cristina, também ex-presidente argentina, e e rapidamente é detido.

A tentativa de atirar contra a vice-presidente aconteceu no momento em que Cristina se aproximou da militância que estava de vigília na frente da sua casa no Bairro da Recoleta, em Buenos Aires. Nos vídeos, é possível ver que Cristina se abaixa no momento que a arma é apontada. No mesmo instante, seguranças interveem e conseguem segurar o suspeito.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.