O rei Charles III realizou neste sábado, 17, em Londres, o seu primeiro desfile de aniversário como soberano do Reino Unido, após ter sido coroado em maio deste ano. Para celebrar seu aniversário, o monarca desfilou a frente das tropas britânicas a cavalo.
O icônico desfile, já considerado uma tradição entre os britânicos, não acontecia desde 1986, quando a rainha Elizabeth II, que faleceu em setembro aos 96 anos, andou a cavalo pela última vez.
Organizado todos os anos no mês de junho, o desfile militar oficial em Londres marca o aniversário oficial do rei, que completará 75 anos no dia 14 de novembro. Posteriormente, é comum o monarca realizar uma outra celebração em particular.
Charles III deixou o Palácio de Buckingham para participar do desfile sob um céu nublado por volta das 10h30 (06h30 no horário de Brasília), seguido por seu filho William, herdeiro do trono, seu irmão, o príncipe Edward e sua irmã, a princesa Anne. Assim como o soberano, todos participaram da celebração também a cavalo.
Outros membros da família real britânica também marcaram presença no desfile de aniversário, mas sem acompanhar o evento a cavalo. A rainha Camilla, a princesa Catherine e seus três filhos seguiram a comemoração em uma carruagem.
A tradição deste desfile, denominado “Trooping the colour”, remonta ao reinado de George II em 1748 que, apesar de ter nascido em 30 de outubro, preferiu aproveitar o bom tempo do início do verão para festejar o seu aniversário.
A cerimônia, que também é transmitida pela televisão, é considerada uma das mais tradicionais da Grã-Bretanha, atraindo uma multidão ao redor do Palácio de Buckingham todos os anos. Além do engajamento popular, o evento também movimenta o próprio exército nacional, com a participação de cerca de 1.400 militares, 400 músicos e 200 cavalos participaram da marcha, organizada na praça Horse Guards Parade, no centro da capital britânica.
A égua Juno liderou o desfile, seguida por outros três cavalos, Perseu, Atlas e Apolo, todos com nomes de figuras da mitologia grega. Os animais, que carregam tambores durante os desfiles, são os mais antigos do exército britânico, tendo o posto de major. /AFP
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.