China: cachoeira mais alta do país é alimentada por canos, admitem autoridades

Responsáveis por área onde a cachoeira está localizada disseram ter feito ‘pequeno aprimoramento’ para melhorar a experiência de visualização para os turistas mesmo em época de seca

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

THE WASHINGTON POST - Envolta em névoa e com altura quase duas vezes maior que a do Monumento a Washington (e superior em 30 metros ao maior prédio do Brasil), as autoridades locais descrevem a Yuntai Falls como a “mais alta cachoeira ininterrupta” da China para os milhões de visitantes que visitam a paisagem protegida todos os anos.

PUBLICIDADE

Mas o que eles não mencionaram até esta semana é que a cascata, localizada na província central de Henan, na China, é impulsionada por uma rede oculta de tubulações de água. A admissão veio depois que imagens feitas por um trilheiro circularam amplamente nas mídias sociais chinesas, causando inquietação dos internautas. Elas mostravam água jorrando de canos que haviam sido construídos no alto da rocha, alimentando parte – se não todo – o fluxo da cachoeira.

Em uma declaração na terça-feira, 4, as autoridades turísticas do refúgio cênico Yuntai Mountain, onde está localizada a cachoeira, admitiram que haviam feito um “pequeno aprimoramento” para melhorar a experiência de visualização para os turistas.

“Dependendo da estação do ano, não posso garantir que estarei em minhas melhores condições sempre que meus amigos vierem me ver”, diz a declaração, escrita sob a perspectiva da cachoeira. “Para tornar sua experiência de viagem mais completa e para que você sinta que a viagem vale a pena, passei por um pequeno aprimoramento para que eu possa encontrar meus amigos em melhor forma na estação seca”, continua o texto.

As autoridades não forneceram detalhes sobre quando os tubos foram construídos ou com que frequência foram usados, mas sugeriram que os turistas que visitam a cachoeira nos meses mais úmidos do verão iriam testemunhar sua “magnificência de forma perfeita e natural”.

Publicidade

Autoridades admitiram que a cachoeira é impulsionada por uma rede oculta de tubulações, após imagens feitas por um trilheiro circularam nas mídias sociais chinesas.  Foto: Reprodução de vídeo/South China Morning Post/Youtube

Segundo o site oficial do parque, a paisagem natural atrai mais de 7 milhões de turistas chineses e de outros países todos os anos. O local, segundo o site, possui formações geológicas próximas, que datam de mais de um bilhão de anos.

A paisagem é uma das 213 certificadas globalmente como um geoparque global da Unesco, definido como uma paisagem protegida, que “usa seu patrimônio geológico em conexão com todos os outros aspectos do patrimônio natural e cultural da área, para aumentar a conscientização e a compreensão das principais questões enfrentadas pela sociedade”.

A Unesco foi procurada na quarta-feira, 5, para comentar o aumento do fluxo de água e se a instalação dos canos violava suas diretrizes de conservação, mas não respondeu.

A agência de notícias estatal chinesa Henan Daily publicou que um funcionário não identificado do local negou que o aprimoramento significasse que a cachoeira deveria ser considerada artificial.

“Considerando que muitos visitantes vêm de fora da cidade, a área cênica instalou um dispositivo auxiliar para desviar a água para a fonte da cachoeira, em um movimento para aumentar a experiência do visitante com base na paisagem natural e para garantir que a Yuntai Falls permaneça visualmente atraente mesmo na estação seca”, disse o funcionário.

Publicidade

A cachoeira fica na fronteira entre Henan e a província vizinha de Shanxi e sua localização –e seu status lucrativo como atração turística – ocasionalmente inflama as tensões entre os governos das duas províncias. As autoridades da província de Henan já acusaram seus semelhantes em Shanxi de desviar a água do Yuntai ao planejar a construção de um reservatório e uma represa rio acima, fazendo com que a cachoeira secasse em alguns meses.

Ainda segundo o Henan Daily, o vídeo dos canos de água que motivou a admissão foi gravado em uma área íngreme além dos limites da área turística permitida. “Após a verificação de várias fontes, (a administração) da área descobriu que a pessoa que filmou o vídeo original subiu até o local por uma trilha de outra província”, informou a agência chinesa.

Um comentário na plataforma de conteúdo chinês Toutiao brincou que, se Dubai fixasse um cano de água no topo do Burj Khalifa - o edifício mais alto do mundo - ele não se tornaria a cachoeira mais alta do mundo? Outros tentaram defender as intenções da administração da área, com um deles dizendo na rede social chinesa Weibo que uma cachoeira seca teria causado mais reclamações do que uma artificialmente melhorada.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.