Novo trem noturno de alta velocidade conecta Hong Kong com Pequim e Xangai

Duração das viagens noturnas entre Hong Kong e as duas cidades da China foi reduzida pela metade com o novo serviço

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Um novo serviço de trem noturno de alta velocidade começou a operar em duas rotas, conectando Hong Kong a Pequim e Xangai, na China, no dia 15 de junho. Os trens partem da Estação Hong Kong West Kowloon à noite e chegam a Pequim às 6h53 e a Xangai às 6h45, no horário local. As viagens duram cerca de 12,5 horas e 11 horas, respectivamente. Já as viagens de retorno partem de Pequim e Xangai por volta das 20h e chegam a Hong Kong às 8h47 e 7h29, também no horário local. As informações são de reportagem da CNN.

As rotas operam quatro dias por semana, de sexta a segunda-feira. A viagem de trem noturno para a capital da China levava cerca de 24 horas, enquanto a viagem para Xangai durava cerca de 19 horas. Os serviços agora foram substituídos pelas novas opções de alta velocidade, diz a CNN.

Vista do centro financeiro de Hong Kong; novo serviço de trem noturno de alta velocidade diminui tempo de viagem de Hong Kong a Pequim e Xangai.  Foto: Tyrone Siu/Reuters

PUBLICIDADE

“Será mais confortável e mais rápido, reduzindo o tempo de viagem em cerca de metade e cobrindo uma gama mais ampla de destinos, incluindo cidades turísticas populares”, disse John Lee, chefe executivo de Hong Kong, em um comunicado à imprensa.

Embora as novas viagens realmente durem a metade do tempo, os serviços de trens noturnos de alta velocidade demoram um pouco mais do que os trens-bala diurnos já em serviço que conectam Hong Kong e as duas cidades na China continental. Há uma conexão diária de alta velocidade para Pequim, que leva cerca de 8,5 horas, e uma para Xangai, que leva cerca de 7,5 horas.

Segundo a CNN, os novos trens noturnos são uma opção para viajantes que precisam chegar bem descansados antes do horário comercial padrão, para aqueles que não querem perder um dia inteiro no trem ou para os que desejam economizar em acomodações.

Publicidade

Cada um dos trens possui 16 vagões, incluindo 13 vagões-dormitório, dois vagões de assentos de segunda classe (sem cama) e um vagão-restaurante. A cabine padrão da classe dormitório possui dois beliches, acomodando quatro passageiros. A versão dormitório de luxo possui um beliche, guarda-roupa e sofá.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.