Uma forte rajada de vento derrubou o palco em um comício de campanha na noite de quarta-feira, 22, no Estado de Nuevo León, no norte do México, matando pelo menos nove pessoas - entre elas uma criança - e ferindo 63.
O palco desabou em um subúrbio de Monterrey durante um evento com a presença do candidato progressista Jorge Álvarez Máynez e outros membros do partido Movimento Cidadão. Samuel García, governador de Nuevo León, anunciou os mortos e feridos em uma coletiva de imprensa e pediu em uma mensagem de vídeo que os moradores se abrigassem em suas casas nas próximas duas horas.
O palco, que havia sido montado em um campo de beisebol na cidade de San Pedro Garza García, era o local de um evento de campanha da candidata do partido Movimento Cidadão para a eleição de prefeito da cidade, Lorenia Canavati.
Os vídeos do acidente mostraram Máynez acenando com o braço enquanto a multidão cantava seu nome. Então ele olhou para cima e viu uma tela gigante e uma estrutura de metal caindo em sua direção. Ele correu rapidamente em direção à parte de trás do palco para evitar a queda da estrutura, que parecia consistir em peças de estrutura relativamente leves, bem como o que parecia ser um telão com o logotipo do partido e luzes no estilo de teatro.
As vítimas “não estarão sozinhas nessa tragédia”, disse Máynez aos repórteres na noite de quarta-feira, acrescentando que havia suspendido os próximos eventos de campanha.
Posteriormente, soldados, policiais e outras autoridades percorreram o terreno do parque onde ocorreu o evento, enquanto muitos ficaram sentados atônitos nas proximidades, assombrados pela tragédia.
O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador disse que “envia um abraço aos familiares, amigos das vítimas e apoiadores políticos”. As condolências chegaram de todo o México, inclusive de outros candidatos à presidência.
Máynez escreveu em suas contas nas redes sociais que foi para um hospital após o acidente no rico subúrbio de San Pedro Garza Garcia, perto da cidade de Monterrey. Ele disse que estava em boas condições.
“A única coisa importante neste momento é cuidar das vítimas do acidente”, escreveu ele. Miguel Treviño, prefeito de San Pedro Garza Garcia, escreveu em suas contas de mídia social que “há relatos de pessoas presas e feridas. Minhas orações estão com as vítimas”.
Eventos de campanha estão sendo realizados nesta semana e na próxima em antecipação às eleições presidenciais, estaduais e municipais de 2 de junho.
Outros vídeos do incidente nas mídias sociais mostraram pessoas gritando, fugindo e saindo debaixo de urnas de metal.
Máynez está em terceiro lugar nas pesquisas de opinião na corrida presidencial, atrás tanto da primeira colocada, Claudia Sheinbaum, do Partido Morena, no poder, quanto do candidato da coalizão de oposição, Xóchitl Gálvez.
Até o momento, a campanha foi marcada pelo assassinato de cerca de duas dúzias de candidatos a cargos locais. Mas não foi prejudicada por acidentes de campanha./AP e NYT
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.