LONDRES – Meghan Markle, esposa do príncipe Harry, anunciou antes da coroação de Charles III que não apareceria na cerimônia. Não foi vista, de fato. Mas uma figura de cabelos grisalhos e bigodes longos estava lá e despertou curiosidade. Seria a princesa disfarçada?
A pergunta surgiu como brincadeira nas redes sociais e se espalhou no Reino Unido, como é de esperar quando se trata dela, a personalidade real que desperta mais fascínio e atenção dos tabloides ingleses. Mais uma vez, o nome dela se tornou um dos mais virais durante eventos da monarquia, agora sem sequer estar presente.
A brincadeira começou quando uma figura de cabelos grisalhos longos estilo Beatles, bigodes compridos e óculos de sol estilo aviador apareceu na Abadia de Westminster durante a transmissão da coroação. À medida que as câmaras davam zoom, alguns espectadores decidiram afirmar que se tratava de um disfarce astuto da princesa.
Logo os tabloides britânicos e americanos também se juntaram à brincadeira. Um deles trouxe a manchete: “Os espectadores da coroação convenceram Meghan Markle a ‘entrar secretamente na cerimônia’ com um disfarce bizarro”.
A especulação levou o verdadeiro homem por trás dos óculos de aviador a falar publicamente. Não, não era Meghan, como é fácil notar pela imagem. Tratava-se do compositor galês Karl Jenkins, de 79 anos. “Fiquei muito surpreso que algumas pessoas pensaram que eu era Meghan Markle disfarçada”, disse no TikTok.
Jenkins parece calmo e ao mesmo tempo confuso no vídeo. Comenta que alguns colunistas chegaram a dizer que o cabelo e o bigode eram “obviamente um disfarce” para ele (ou ela) “tentar roubar as jóias da coroa”. “Eu fico assim o tempo todo”, afirmou Jenkins aos sorrisos. “Tenho bigode desde os 18 anos. Estava muito na moda na época. (...) Não há nada de estranho ou surpreendente nisso.”
Nomeado cavaleiro do Reino Unido, o compositor declarou que estava na coroação porque uma das suas músicas tocou durante a cerimônia. Ainda no Tiktok, ele mostrou a medalha que aparece na imagem da coroação, dada a ele pela rainha Elizabeth II.
Segundo uma pesquisa de 2011, Jenkins é um dos compositores vivos mais escutados no Reino Unido. Ele possui diversas homenagens no país e no exterior, de acordo com seu site oficial.
O vídeo que ele gravou foi visto mais de um milhão de vezes no TikTok e repercutiu nos tabloides ingleses. A BBC publicou a manchete “Eu não era a Meghan disfarçada”; o Daily Mail falou em “mistério resolvido”. Mas nem todos desistiram da brincadeira. “Eu nunca vi você e Meghan Markle na mesma sala, sir”, comentou um perfil no TikTok. “É exatamente o tipo de coisa que Meghan Markle disfarçada diria”, escreveu outro no Twitter.
Especulações sobre a presença de Meghan
Cerca de 2 mil pessoas foram convidadas pelo Palácio de Buckingham para participar da coroação de Charles III, no sábado, 6. Entre eles, estavam o príncipe Harry e a sua esposa, Meghan. Harry apareceu na cerimônia do pai, mas Meghan dispensou o convite e anunciou que não estaria presente. A ausência foi confirmada previamente pelo palácio.
O casal está envolvido em discordâncias públicas com outros membros da monarquia. O príncipe, o quinto na linha de sucessão real, não teve nenhum papel formal na coroação e voltou aos Estados Unidos no fim do evento. Meghan ficou na Califórnia no aniversário do filho Archie (que coincidiu com a data da cerimônia). /THE WASHINGTON POST
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.