Convenção Democrata: assista ao primeiro dia do encontro que nomeará Kamala Harris candidata

Joe Biden protagonizará o principal discurso, no qual entregará o bastão à sua vice-presidente, para que ela se torne oficialmente o nome do partido na disputa

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, protagonizará nesta segunda-feira, 19, a primeira noite da Convenção Nacional Democrata em Chicago, onde entregará o bastão à sua vice-presidente, Kamala Harris, para que ela se torne oficialmente a candidata do partido na disputa acirrada pela Casa Branca.

Biden fará um discurso que deverá ter um tom de despedida depois de meio século no cenário político, sendo, possivelmente, o momento mais marcante do presidente americano sobre um palco antes de deixar o cargo. Espera-se que Biden revisite sua gestão, destacando seus feitos nos últimos quatro anos, e que defenda sua sucessora, o que simbolizará a transição geracional do Partido Democrata.

PUBLICIDADE

Kamala deverá se juntar a Biden no palco, em um momento que promete ser de grandes emoções, marcando a despedida do presidente antes de sua aposentadoria, e que dará início à festa com a qual os democratas esperam angariar apoio para a vice-presidente.

Hillary Clinton também deve falar na noite de abertura, simbolizando uma “entrega de bastão” para Kamala no que se refere a tentativa de ser a primeira mulher presidente dos Estados Unidos. Outros participantes previstos para esta segunda-feira incluem a deputada Alexandria Ocasio-Cortez de Nova York e líderes sindicais influentes como Shawn Fain, o presidente do United Auto Workers.

O presidente dos EUA, Joe Biden, participa de testes de palco antes do início do primeiro dia da Convenção Nacional Democrata, no qual irá discursar. Foto: JUSTIN SULLIVAN /Getty Images via AFP

A convenção se estenderá até quinta-feira, 22, quando Kamala deve discursar. O evento é considerado um teste para a vice-presidente, diante de um país dividido que ainda está se decidindo sobre ela./Com AFP.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.