Balões da Coreia do Norte tinham parasitas de fezes humanas e roupas de personagens, diz Seul

Análise de balões de lixo enviados pela Coreia do Norte teriam indicado presença de lombrigas, tricurídeos e oxiúros; Ministério da Unificação da Coreia do Sul assegurou serem baixos os riscos de infecção pelos parasitas

PUBLICIDADE

Foto do author Marcos Furtado

Autoridades da Coreia do Sul anunciaram nesta segunda-feira, 24, que encontraram parasitas de fezes humanas nos sacos de lixo enviados pela Coreia do Norte em balões. Uma análise feita nos pacotes detectou solo com “lombrigas, tricurídeos e oxiúros”, segundo o Ministério da Unificação da Coreia do Sul, que também assegurou serem baixos os riscos de infecção pelos parasitas. Os sacos também traziam roupas com estampas de personagens ocidentais, como Mickey Mouse, Ursinho Pooh e Hello Kitty, estragadas, e roupas infantis com muitos remendos. As informações são da BBC.

Foto divulgada pelo Ministério da Unificação da Coreia do Sul mostra roupa encontrada dentro dos sacos enviados por balões pela Coreia do Norte.  Foto: South Korean Unification Ministry/AFP

PUBLICIDADE

O Ministério da Unificação da Coreia do Sul sugeriu que o solo pode ter sido infectado pelos parasitas porque fezes humanas possivelmente foram usadas em vez de fertilizantes químicos na Coreia do Norte, diz a emissora britânica.

Segundo a BBC, mais de 1,5 mil balões cheios de lixo foram lançados pela Coreia do Norte em direção ao território sul-coreano desde maio. O exército da Coreia do Sul alertou a população recentemente a não tocar nos balões brancos e nos sacos plásticos enviados por Pyongyang porque estavam cheios de “resíduos sujos e lixo”.

Conteúdo de um balão supostamente enviado pela Coreia do Norte para a Coreia do Sul é visto atrás de fita de isolamento em Incheon, no início de junho.  Foto: Im Sun-suk/Yonhap via AP

O envio desses balões seria uma medida de retaliação a uma campanha iniciada por ativistas sul-coreanos e opositores do líder norte-coreano, Kim Jong Un, em que balões contendo comida, remédios, dinheiro e panfletos com críticas foram enviados à Coreia do Norte.

No início do mês, ativistas sul-coreanos enviaram balões com 200 mil panfletos anti-Pyongyang, pendrives com músicas de K-pop e doramas (dramas sul-coreanos), além de cédulas de US$ 1 a partir de uma cidade que fica na fronteira dos países.

Publicidade

A BBC ressalta ainda que outro conjunto de balões foi enviado através da fronteira para a Coreia do Sul nesta segunda-feira, com as autoridades alertando as pessoas para tomarem cuidado com a queda de objetos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.