Desistência de Biden é defendida por 72% dos eleitores americanos, aponta pesquisa

Entre eleitores do Partido Democrata, 46% acreditam que presidente dos EUA não deveria tentar a reeleição, segundo levantamento da emissora americana CBS News

PUBLICIDADE

Foto do author Jorge Barbosa

Uma pesquisa realizada pela emissora americana CBS News em conjunto com a empresa de pesquisa YouGov mostrou que 72% dos eleitores americanos defendem a desistência da candidatura do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para a reeleição em novembro. O número é nove pontos porcentuais maior ante o último levantamento, realizado em fevereiro.

PUBLICIDADE

A pesquisa também mostra que 72% dos eleitores consideram que o atual presidente não possui saúde cognitiva para disputar a reeleição, enquanto o mesmo questionamento aponta Trump em uma situação melhor, com 49% dos eleitores considerando o candidato do partido republicano e ex-presidente como fora de condições de saúde para concorrer.

O estudo ouviu 1.130 eleitores entre 28 e 29 de junho e mostrou a insatisfação do eleitorado com o desempenho de Biden, que chegou ao pico após o último debate, no qual o candidato democrata foi duramente criticado, inclusive por seus próprios aliados.

Eleitores também apontaram insatisfação com problemas na campanha de Biden e em sua eficácia no cargo de presidente Foto: Evan Vucci/AP

Outras insatisfações de eleitores sobre Biden apontam problemas em sua campanha e na eficácia dele no cargo de presidente, além da idade avançada do atual mandatário, que completará 82 anos em novembro. Entre os eleitores do Partido Democrata, 46% acreditam que Biden não deveria tentar a reeleição.

A margem de erro da pesquisa é de 4,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.