Donald Trump anda em caminhão de lixo para chamar atenção para comentário de Joe Biden

Presidente dos Estados Unidos fez comentário no dia anterior que sugeria que os apoiadores de Trump eram ‘lixo’

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Donald Trump desceu os degraus do Boeing 757 que leva seu nome, atravessou uma pista encharcada de chuva e, depois de errar a maçaneta duas vezes, subiu no banco do passageiro de um caminhão de lixo branco que também levava seu nome.

PUBLICIDADE

O ex-presidente, que já foi uma estrela de reality show conhecido por seu exibicionismo, queria chamar a atenção para um comentário feito um dia antes por seu sucessor como presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, que sugeria que os apoiadores de Trump eram lixo. Trump usou o comentário como um porrete contra sua rival democrata, a vice-presidente Kamala Harris.

“O que você achou do meu caminhão de lixo?”, disse Trump, usando um colete de segurança laranja e amarelo sobre sua camisa social branca e gravata vermelha. “Isso é em homenagem a Kamala e Joe Biden.”

Candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump fala com repórteres de dentro de um caminhão de lixo com seu nome e slogan.  Foto: Julia Demaree Nikhinson/AP

Trump e outros republicanos estavam enfrentando resistência por comentários de um comediante em um comício de Trump no fim de semana, que menosprezou Porto Rico como uma “ilha flutuante de lixo”. Trump então aproveitou um comentário que Biden fez em uma ligação na quarta-feira, 30, de que “o único lixo que vejo flutuando por aí são seus apoiadores”. O atual presidente tentou esclarecer o comentário depois, dizendo que pretendia dizer que a demonização dos latinos por Trump era inconcebível. Mas era tarde demais.

Publicidade

Nesta quinta-feira, 31, depois de chegar em Green Bay, Wisconsin, para um comício noturno, Trump subiu no caminhão de lixo, tendo uma breve discussão com repórteres enquanto olhava pela janela — semelhante ao que ele fez no início deste mês durante uma aparição para fotos que ele organizou em um McDonalds da Pensilvânia.

Trump novamente tentou se distanciar do comediante Tony Hinchcliffe, cuja piada havia desencadeado a tempestade de fogo, mas Trump não o denunciou. Ele também disse que não precisava se desculpar com os porto-riquenhos. “Não sei nada sobre o comediante”, disse Trump. “Não sei quem ele é. Nunca o vi. Ouvi dizer que ele fez uma declaração, mas foi uma declaração que ele fez. Ele é um comediante, o que posso dizer. Não sei nada sobre ele.”

Um porta-voz de Trump disse que a piada não reflete suas opiniões, mas o ex-presidente não abordou o assunto pessoalmente. “Eu amo Porto Rico e Porto Rico me ama”, disse Trump, do caminhão de lixo. Ele encerrou a breve aparição dizendo aos repórteres: “Espero que tenham gostado deste caminhão de lixo. Muito obrigado.” Quando subiu ao palco pouco tempo depois, ele ainda estava usando o colete laranja. / AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.