Efeitos de ciclone tiram mais 40 mil pessoas de casa na Austrália

Interior e região costeira do estado de Queensland contabilizam estragos causados pela tempestade

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Imagem divulgada pela polícia de Queensland mostra um tubarão arrastado pela força das águaspróximo à cidade de Ayr Foto: AFP/Divulgação Polícia de Queensland

SYDNEY - As autoridades australianas recomendaram que mais 40 mil pessoas evacuem suas casas nesta quinta-feira, 30, devido às consequências do Ciclone Debbie. Cerca de outros 30 mil moradores já haviam recebido o alerta de evacuação. Após provocar ventos com efeitos devastadores na terça-feira, no norte do país, o forte temporal atinge principalmente a costa nordeste.

PUBLICIDADE

O ciclone chegou à categoria 4, em uma escala que vai até 5, no estado de Queensland. Resorts turísticos foram destruídos, redes de energia derrubadas e minas de carvão foram desligadas. A chuva chega mais forte ao interior e áreas costeiras próximas a Brisbane, a capital do estado, nesta quinta-feira. 

“Este tempo severo começou com o Ciclone Debbie, está descendo a costa e provocando devastação em nosso estado”, disse a premiê de Queensland, Annastacia Palaszczuk.

O fenômeno foi reclassificado como uma tempestade tropical. A chuva torrencial afeta uma costa de 1,2 mil quilômetros no nordeste da Austrália. Ao menos 60 mil moradores estão sem energia elétrica, há áreas de difícil acesso e previsão de mais inundações.

A morte de uma turista em um acidente de trânsito, na segunda-feira, foi atribuída aos efeitos dos ventos. Há registros de outras duas pessoas feridas durante a tempestade. / REUTERS

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.