PUBLICIDADE

Eleições nos EUA: Campanha de Biden enfatiza Trump como criminoso em novo anúncio televisivo

Democratas chamam atenção para a condenação recente do ex-presidente e candidato republicano; Trump foi condenado por 34 acusações de ocultação e fraude financeira

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

A campanha do presidente Joe Biden nos Estados Unidos iniciou nesta segunda-feira, 17, uma estratégia que enfatiza a imagem de Donald Trump como criminoso. Em novo anúncio na televisão, os democratas chamam a atenção para a condenação recente do ex-presidente e candidato republicano.

PUBLICIDADE

“Vemos Donald Trump por quem ele é”, diz o narrador do anúncio. “Ele foi condenado por 34 crimes, considerado responsável por agressão sexual e cometeu fraude financeira.”

O anúncio termina enquadrando a eleição com a escolha que a campanha de Biden pretende deixar na memória dos eleitores indecisos. “Esta eleição é entre um criminoso condenado que só está fora de si mesmo e um presidente que está lutando por sua família”, afirma a narração.

Imagem mostra o presidente Joe Biden ao lado de parentes em Los Angeles neste domingo, 16. Campanha do democrata iniciou nova estratégia contra Trump Foto: Erin Schaff/NYT

Segundo o comitê de campanha, o anúncio faz parte de um investimento de US$ 50 milhões em junho. Um número crescente de democratas tem instado o presidente a se tornar mais agressivo ao relacionar Trump com a condenação criminal. A introdução do anúncio acontece no momento em que a aprovação do governo democrata atinge o menor nível.

Desde a conclusão do julgamento de Trump no mês passado, os democratas debatem sobre a forma de usar a condenação na campanha. Biden tem evitado o assunto até aqui, exceto por uma declaração em um jantar de arrecadação de fundos em Connecticut. Esse papel tem sido mais por aliados como o governador de Illinois, JB Pritzker, que deu declarações sobre o tema na televisão.

Biden e Trump se encontrarão em dez dias para seu primeiro debate da campanha, um evento que o comitê dos democratas espera que ajude a cimentar com os eleitores a ideia de que a eleição deste ano é uma escolha entre Biden e seu antecessor.

“Trump aborda o primeiro debate como um criminoso condenado que continua a provar que fará qualquer coisa e prejudicará alguém se isso significar mais poder e vingança para ele”, disse Michael Tyler, porta-voz da campanha de Biden. “Toda a campanha dele é um exercício de vingança e retribuição.”

Publicidade

Um porta-voz da campanha de Trump disse que os novos anúncios da campanha de Biden demonstraram que Biden liderou um ataque coordenado contra Trump - uma teoria para a qual não há evidências. Além do caso de Nova York, Trump foi indiciado em dois casos federais separados e um na Geórgia.

“Joe Biden e sua campanha são estúpidos o suficiente para destacar como armaram o sistema de justiça para atacar o principal candidato presidencial e seu oponente a fim de interferir na eleição”, disse Steven Cheung, porta-voz da campanha de Trump. “A campanha de Biden gastou dezenas de milhões de dólares em publicidade, mas seus números não mudaram.”

Trump mantém uma vantagem estreita sobre Biden na maioria das pesquisas públicas há meses, embora entrevistas com quase dois mil eleitores tenham encontrado uma ligeira mudança de Trump para Biden após a condenação do ex-presidente. /NYT

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.