ROMA - O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi adotou cinco cordeiros em uma campanha ambientalista de Páscoa e gerou reações e críticas em todo o país, pirncipalmente da indústria de carne.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/MDD7BGCR45MNHFM6QVHK3JK2W4.jpg?quality=80&auth=e5254aaf805b9904edd52788963e8f300648bd845283767a4317170d8006640c&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/MDD7BGCR45MNHFM6QVHK3JK2W4.jpg?quality=80&auth=e5254aaf805b9904edd52788963e8f300648bd845283767a4317170d8006640c&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/MDD7BGCR45MNHFM6QVHK3JK2W4.jpg?quality=80&auth=e5254aaf805b9904edd52788963e8f300648bd845283767a4317170d8006640c&width=1200 1322w)
Aos 80 anos, o polêmico ex-premiê, processado em uma série de escândalos judiciais, publicou uma foto dando uma mamadeira na boca de um cordeiro. "Na Páscoa, eu escolho a vida" é o lema da campanha ambiental lançada pela ativista Michela Vittoria Brambilla e aderida por Berlusconi.
A iniciativa quer reduzir o número de animais mortos durante as celebrações católicas de Páscoa. "Apesar da redução no número de abatimentoss - caiu de 812 mil para 500 mil a quantidade de carneiros e cordeiros mortos na Páscoa entre 2010 e 2016 - permanece alta essa matança absurda e injustificada", disse Bramilla.
O partido opositor Liga Norte, porém, criticou o ex-premiê pela sua atitude. "É triste ver Berlusconi apoiar campanhas pseudoveganas que querem apenas denificar um setor tão importante para a economia, o comércio de carne", disse o líder da legenda no Senado, Gian Marco Centinaio.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/CHPJUY4KXBMVVEU2BEPAQEC3OA.jpg?quality=80&auth=77c15641c82cac88bd420c8e4a4437ae1a04186d7d19783982fcb4997d08d107&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/CHPJUY4KXBMVVEU2BEPAQEC3OA.jpg?quality=80&auth=77c15641c82cac88bd420c8e4a4437ae1a04186d7d19783982fcb4997d08d107&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/CHPJUY4KXBMVVEU2BEPAQEC3OA.jpg?quality=80&auth=77c15641c82cac88bd420c8e4a4437ae1a04186d7d19783982fcb4997d08d107&width=1200 1322w)
Associações do setor também criticaram o ex-premiê e o acusaram de aderir a campanha somente com fins eleitorais. "É inacreditável que, para chegar ao eleitorado ativista, Berlusconi, que é um empresário, contribua para prejudicar a indústria da carne. Suas emissoras de televisão ganham bilhões promovendo marcas de alimentos de origem animal", disse a Associação Nacional de Indústria e Comércio de Carnes (Assocarni). / Ansa
Veja o vídeo da campanha: