Espanha declara embaixador venezuelano persona non grata no país

Medida foi tomada em reciprocidade ao anúncio similar feito pelo governo chavista com o embaixador espanhol em Caracas

PUBLICIDADE

Atualização:

MADRI - O governo da Espanha declarou nesta sexta-feira, 26, persona non grata no país o embaixador da Venezuela no país, Mario Isea. A medida foi tomada em reciprocidade ao anúncio similar feito pelo governo chavista com o embaixador espanhol em Caracas, Jesús Silva Fernández, anunciado na quinta-feira. 

Para entender: A Venezuela em cinco crises

“O governo responde de forma proporcional, com a aplicação restrita do princípio da reciprocdade”, declarou o porta-voz da chancelaria espanhola, Íñigo Méndez de Vigo. 

Jesús Silva Fernández, embaixador espanhol em Caracas, deixa a sede do Ministério de Relações Exteriores da Venezuela depois de reunião com chanceler Jorge Arreaza, em novembro Foto: REUTERS/Marco Bello

PUBLICIDADE

Ontem, a chancelaria chavista disse que o representante espanhol foi considerado persona non grata “pelas contínuas agressões e recorrentes atos de ingerência do Governo espanhol nos assuntos internos da Venezuela”.

Parentes exigem entrega de corpos das vítimas de operação contra piloto rebelde na Venezuela

Publicidade

No começo da semana, a União Europeia aplicou uma série de sanções contra a cúpula do governo bolivariano, o que levou a protestos do homem forte do chavismo, o deputado constituinte Diosdado Cabello. Ele, assim como outros líderes venezuelanos, tiveram bens em território europeu bloqueados e foram impedidos de ingressar na União Europeia. / AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.