Estado Islâmico assume autoria do atentado em Londres

Site de propaganda jihadista informou que autor do ataque em frente ao Parlamento britânico era um soldado do grupo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

CAIRO - O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu nesta quinta-feira, 23, a autoria do atentado realizado próximo ao Parlamento britânico na véspera, deixando quatro mortos - incluindo o agressor - e 40 feridos. Segundo um site de propaganda extremista, o autor do ataque - identificado como Khalid Masood - era um soldado do grupo.

“O autor dos ataques de ontem (quarta-feira) em frente ao Parlamento britânico em Londres é um soldado do Estado Islâmico (EI) e conduziu a operação em resposta aos apelos dos cidadãos que são alvos da coalizão” que combate o EI. Nesta manhã, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou que o agressor tem nacionalidade britânica e já era conhecido pelos serviços de inteligência por ligações com extremismo. 

Ataque levou pânico às imediações do Parlamento britânico Foto: Stefan Rousseau/PA via AP

O grupo jihadista, que tem tomado o controle de partes do Iraque e da Síria nos últimos anos, perdeu grande parte de seu território em 2017 para forças de segurança locais em países apoiados pela coalizão militar liderada pelos EUA.

Como foi a ação do terrorista Foto: InfográficoEstadao

O EI tem pedido aos seus apoiadores que conduzam ataques contra cidadãos de países que fazem parte da coalizão que combate os jihadistas desde 2014. O grupo, responsável por uma série de atentados violentos pelo mundo, já assumiu anteriormente a autoria de outras ações extremistas apenas como uma mostra de oportunismo.  / REUTERS e ASSOCIATED PRESS

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.