Vídeo: grandes incêndios florestais avançam na Califórnia e forçam retirada de mais de mil pessoas

Ventos secos no final de semana provocaram uma série de incêndios florestais na região

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Grandes incêndios florestais desafiam os bombeiros da Califórnia, nos EUA, nos últimos dias, e mais de 1.200 pessoas foram deslocadas, segundo autoridades locais. Dentre os muitos focos de fogo que estão sendo combatidos nos últimos dias, cinco se destacam: os incêndios Aero, Sites, Post, Point e Hesperia,

Incêndio Aero

PUBLICIDADE

Desocupações foram ordenadas após o incêndio Aero ter começado na segunda-feira, 17, e se espalhado por mais de 21 quilômetros quadrados perto de Copperopolis, uma pequena comunidade no Condado de Calaveras, cerca de 161 quilômetros a leste de São Francisco.

As autoridades montaram três centros de desocupação, mas o número de pessoas retiradas é desconhecido. Três estruturas foram destruídas e uma foi danificada, informou o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia, ou Cal Fire. A diminuição dos ventos e o aumento da umidade relativa durante a noite ajudaram os bombeiros a alcançar 20% de contenção.

Incêndio Sites

O incêndio Aero é um dos mais recente a eclodir na Califórnia em questão de dias, com as chamas consumindo gramíneas e arbustos secos. A maioria dos incêndios foram contidos, mas alguns queimaram milhares de metros quadrados. No norte do Vale Central, um incêndio batizado incêndio Sites começou na tarde de segunda-feira e se espalhou por quase 41 quilômetros quadrados no Condado Rural de Colusa, cerca de 169 quilômetros ao norte de São Francisco. Ele estava 15% contido até a noite de terça-feira.

Publicidade

Um avião-tanque lança retardante enquanto combate o Incêndio Aero na comunidade de Copperopolis, no Condado de Calaveras, Califórnia, segunda-feira, 17 de junho de 2024 Foto: Noah Berger/AP

Incêndio Post

Um incêndio florestal rapidamente consumiu mais de 60 quilômetros quadrados de pastagens e arbustos em uma área montanhosa a noroeste de Los Angeles no fim de semana. Batizado de de incêndio Post, ele começou na tarde de sábado e forçou a desocupação de cerca de 1,2 mil pessoas do acampamento Hungry Valley, uma popular área de recreação estadual. As autoridades também fecharam o lago Pyramid nas proximidades, um destino popular para os navegadores de fim de semana.

O tamanho do incêndio Post, que dura quatro dias, permaneceu inalterado em pouco mais de 62 quilômetros quadrados, e a contenção aumentou para 31% até terça-feira. Os bombeiros estavam construindo e reforçando linhas de controle de incêndio e protegendo infraestruturas como instalações de energia, oleodutos e áreas recreativas. Eles fizeram progressos significativos no lado norte do incêndio, disse Landon Haack, chefe de seção do Cal Fire.

Os bombeiros estavam focados na borda sul do incêndio, perto do lago Pyramid. As autoridades disseram que os bombeiros estavam sendo transportados pelo lago e depois subindo em terrenos íngremes para impedir que as chamas alcançassem o lado norte do lago. Uma propriedade comercial foi destruída e uma pessoa ficou ferida.

Incêndio Point

No Condado de Sonoma, ao norte da Baía de São Francisco, o incêndio Point, que durava três dias, estava 40% contido e permanecia com menos de 5 quilômetros quadrados de tamanho devido às condições favoráveis de combate ao incêndio, disse o Cal Fire. Duas estruturas foram destruídas e uma pessoa ficou ferida.

Publicidade

Incêndio Hesperia

Cerca de 97 quilômetros a nordeste de Los Angeles, o incêndio Hesperia, de quase 5 quilômetros quadrados, estava 86% contido. O incêndio começou no sábado e forçou o fechamento de estradas e avisos para que habitantes do Condado de San Bernardino deixassem suas casas./Com AP e NYT

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.