O que saber sobre o furacão Milton enquanto ele se move em direção à costa do Golfo da Flórida

Região ainda se recupera dos estragos do furacão Helene, que inundou a costa do estado há menos de duas semanas

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Não se passaram nem duas semanas desde que o furacão Helene inundou a costa da Flórida, nos Estados Unidos, e o Milton rapidamente se fortaleceu em um grande furacão em direção ao estado.

PUBLICIDADE

A tempestade ameaça a densamente povoada área metropolitana de Tampa — que tem uma população de mais de 3,3 milhões de pessoas — com um potencial de impacto direto, atingindo a mesma faixa de costa que foi devastada pelo Helene.

Na segunda-feira, 7, diversas pessoas desocuparam a região, fugindo antes da chegada do furacão Milton. Equipes também estão se apressando para limpar os destroços deixados pelo Helene.

População coloca placas de madeira compensada em suas janelas como forma de preparação para o furacão; na janela, lê-se: 'vá embora, Milton'.  Foto: Mike Carlson/AP

Quando Milton tocará a terra?

De acordo com o Centro Nacional de Furacões, Milton deve tocar a terra na costa oeste da Flórida na noite de quarta-feira, 9. Espera-se que seja uma tempestade de Categoria 3, com ventos de 180 km/h a 210 km/h, quando atingir a costa na região da Baía de Tampa, que não sofre um impacto direto de um grande furacão há mais de um século.

O furacão pode manter a força enquanto avança pelo centro da Flórida em direção ao Oceano Atlântico. Essa trajetória evitaria, em grande parte, outros estados devastados pelo Helene, que matou pelo menos 230 pessoas em seu caminho da Flórida até as Carolinas.

Quão forte será o furacão?

O Milton era um furacão de Categoria 5 com ventos máximos sustentados de 285 km/h e estava centrado cerca de 1.085 quilômetros a sudoeste de Tampa, Flórida, na tarde de segunda-feira, 7. Esses ventos diminuíram para 250 km/h na manhã de terça-feira, e o furacão foi reclassificado como Categoria 4. Ele estava centrado cerca de 900 quilômetros a sudoeste de Tampa. O centro de furacões afirmou que Milton ainda representava “uma ameaça extremamente séria para a Flórida.”

Quão graves são os danos esperados?

Toda a costa do Golfo da Flórida é especialmente vulnerável à maré ciclônica. O furacão Helene chegou à costa a cerca de 240 quilômetros de Tampa na região do panhandle da Flórida e ainda assim conseguiu causar mortes por afogamento na área de Tampa devido a marés de cerca de 1,5 metro a 2,5 metros acima dos níveis normais da maré.

Publicidade

Meteorologistas alertaram sobre uma possível maré ciclônica de 2,4 metros a 3,6 metros na Baía de Tampa. Essa é a maior previsão já feita para o local e quase o dobro dos níveis alcançados duas semanas atrás durante o Helene, disse a porta-voz do centro de furacões, Maria Torres.

A tempestade também pode causar inundações generalizadas. Previu-se entre 13 centímetros e 25 centímetros de chuva para a Flórida continental, com até 38 centímetros em alguns locais.

E se eu tiver planos de viagem para essa parte da Flórida?

O Aeroporto Internacional de Tampa anunciou que planejava suspender os voos às 9h de terça-feira. O aeroporto publicou no X que não é um abrigo para pessoas ou seus carros. O Aeroporto Internacional de St. Pete-Clearwater afirmou que está em uma zona de desocupação obrigatória e fechará após o último voo de terça-feira.

Como o México está se preparando?

Funcionários mexicanos estavam organizando ônibus para retirar pessoas da cidade costeira de Progreso, que fica em uma área baixa na Península de Yucatán, após o Serviço Meteorológico Nacional do México afirmar que o furacão Milton “pode atingir entre Celestún e Progreso.”

Celestún, no canto ocidental da península, é uma reserva natural baixa que abriga dezenas de milhares de flamingos. Progreso, a leste, é um porto de carga e cruzeiros com uma população de cerca de 40 mil pessoas. / AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.