EUA se retiram do Pacto Mundial da ONU sobre migração e refugiados

Presidente Trump decidiu deter a participação dos Estados Unidos na preparação do pacto que aponta para obter um consenso em 2018

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Os Estados Unidos anunciaram, no sábado, 3, sua retirada de um Pacto Mundial da ONU sobre proteção de migrantes e refugiados por considerá-lo "incompatível" com a política migratória americana.

"A missão americana na ONU informou a seu secretário-geral que os Estados Unidos encerrarão sua participação no Pacto Mundial sobre a Migração", anunciou a representação de Washington em um comunicado.

Donald Trump, presidente dos EUA Foto: AP/Andrew Harnik

PUBLICIDADE

Os 193 membros da Assembleia Geral da ONU aprovaram em setembro de 2016 a Declaração de Nova York com o propósito de melhorar a proteção e a gestão dos movimentos de migrantes e refugiados.

Nesse sentido, a declaração concedeu um mandato ao Alto Comissariado da ONU para os Refugiados para propor à Assembleia Geral, em 2018, um pacto mundial que teria dois eixos: definições de respostas diante do problema e um programa de ação.

Publicidade

Refugiados Foto: Navesh Chitrakar / Reuters

"A Declaração de Nova York abarca muitas disposições que são incompatíveis com as políticas americanas de imigração e refugiados e com os princípios ditados pela administração Trump em matéria de imigração", afirma o comunicado da missão americana na ONU.

"Em consequência, o presidente Trump decidiu deter a participação dos Estados Unidos na preparação do pacto que aponta para obter um consenso na ONU em 2018", completa. / France Presse

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.