Macron deve reformular ministério após vitória em eleições parlamentares

Primeiro-ministro é o primeiro que deverá renunciar

PUBLICIDADE

O presidente da França, Emmanuel Macron, deve reformular o ministério de seu governo após as eleições parlamentares realizadas nesse domingo. O partido de Macron, o centrista “En marche!”, ganhou 308 cadeiras, conquistando a maioria da Assembleia Nacional francesa.

PartidoEn Marche!, de Emmanuel Macron, ganhou maioria para governar a França Foto: Bertrand Guay/Pool/Reuters

PUBLICIDADE

Com isso, o porta-voz do governo afirmou à rádio RTL que o primeiro-ministro do país, Edouard Philippe,deverá renunciar nas próximas horas. O movimento simbólico deve ser seguido pela nomeação de um novo primeiro-ministro, cujas funções é trabalhar junto ao presidente.

O porta-voz se recusou a confirmar o nome de outros ministros que poderiam perder seus cargos, muitos deles envolvidos em cargos de corrupção, mas afirmou que as mudanças de cargo seriam “técnicas” e que “Não teriam longo alcance”.

A eleição parlamentar desse domingo foi marcada pela alta abstenção nas urnas, além de uma mudança significativa nos membros da Assembleia Nacional: partidos tradicionais franceses, como os Socialistas, tiveram sua bancada reduzida ao menor número em décadas; e a Frente Nacional, partido de extrema-direita liderado por Marine Le Pen, ficará com apenas oito das 577 cadeiras. O índice de renovação entre os parlamentares também bateu recorde – três em cada quatro políticos estarão em seu primeiro mandato. 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.