PUBLICIDADE

Ex-presidente sul-africano Jacob Zuma se entrega às autoridades

Zuma foi condenado na semana passada por um tribunal superior do país, em decisão sem recurso

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

KWAZULU-NATAL, África do Sul - O ex-presidente sul-africano Jacob Zuma se entregou à polícia na noite desta quarta-feira, 7, para começar a cumprir uma sentença de prisão de 15 meses por desacato, informou sua fundação.

PUBLICIDADE

"O presidente Zuma decidiu cumprir a ordem de prisão. Ele está a caminho de se render ao centro correcional", disse a fundação no Twitter.

Zuma foi condenado na semana passada por um tribunal superior do país, em decisão sem recurso, e tinha até meia-noite de quarta-feira (horário local, 19h00 no Brasil) para se entregar, caso contrário seria detido pela polícia. Meia hora antes do prazo, uma caravana de veículos deixou a residência de Zuma em Nkandla, no leste da África do Sul.

Jacob Zuma se entregou nesta quarta-feira, 7 Foto: REUTERS/Mike Hutchings

Horas antes, a polícia avisou que estava preparada para prender o ex-presidente ao término do prazo para fazer cumprir a condenação, a menos que o tribunal instruísse o contrário.

Zuma montou uma defesa de última hora e se recusou a se entregar na noite de domingo. De acordo com a decisão, a polícia tinha três dias para prendê-lo.  Seus defensores enviaram uma carta ao tribunal na quarta-feira pedindo um adiamento de última hora, o que não aconteceu.

No dia 29 de junho, Zuma foi condenado a 15 meses de prisão por ter-se negado a depor, em várias ocasiões, no âmbito de investigações por corrupção.

Sua presidência de nove anos ficou manchada por escândalos e acusações de desvio de dinheiro, que forçaram sua renúncia. Ele foi substituído por Cyril Ramaphosa. /AFP

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.