PUBLICIDADE

Furacão Milton chega na costa da Flórida com ventos de até 205 km/h

Milton chegou como categoria 3 em Siesta Key, perto da cidade de Sarasota, às 20h30, mas foi rebaixado para categoria 2 pouco mais de 1h após tocar o solo, com ventos máximos de 175 km/h

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O furacão Milton chegou à costa da Flórida às 20h30 (21h30 no horário de Brasília) desta quarta-feira, 9, tocando o solo de Siesta Key, perto da cidade de Sarasota, com categoria 3 e ventos de pico de 205 quilômetros por hora. Pouco mais de uma hora depois de tocar o solo, Milton se enfraqueceu para um furacão de categoria 2, mas alertas sobre o efeito devastador, incluindo inundação repentina, permaneciam ativos.

PUBLICIDADE

Inicialmente, a previsão era de que o furacão tocasse o solo americano na madrugada de quinta-feira, 10. Mais de 1,6 milhão de clientes da Flórida ficaram no escuro na noite de quarta-feira, sem energia elétrica.

Milton estava trazendo uma tempestade mortal para grande parte da Costa do Golfo da Flórida, incluindo áreas densamente povoadas como Tampa, St. Petersburg, Sarasota e Fort Myers. Um alerta de emergência de inundação repentina foi emitido pelo Serviço Nacional de Meteorologia para a área da Baía de Tampa, incluindo as cidades de St. Petersburg e Clearwater.

Cerca de 90 minutos após atingir a costa, Milton estava centrado a cerca de 30 quilômetros a nordeste de Sarasota, informou o Centro Nacional de Furacões. A tempestade enfraqueceu para um furacão de categoria 2, com ventos máximos sustentados de 175 km/h.

Siesta Key, onde Milton atingiu, é uma ilha ao largo de Sarasota com praias de areia branca e tem cerca de 5,5 mil moradores. A comunidade fica a cerca de 113 quilômetros ao sul de Tampa, que é a cidade onde se espera que o furacão Milton seja mais devastador, de acordo com as previsões meteorológicas.

Um aparente tornado causado pelo furacão Milton arrancou o toldo de uma loja de conveniência 7-Eleven, nesta quarta-feira. Foto: Marta Lavandier/AP

Previsões indicam que Milton deve atravessar a Flórida como furacão e se dirigir para o Oceano Atlântico, com o centro turístico de Orlando, onde fica o parque Walt Disney World, em seu caminho.

Serviços de busca e resgate ativos

Autoridades informaram que esforços de busca e resgate estão em andamento na Flórida depois que tornados perigosos devastaram a região.

Publicidade

Antes mesmo de chegar à costa, vários tornados gerados pelo Milton atingiram a Flórida. Três escritórios do Serviço Nacional de Meteorologia da Flórida em Miami, Tampa e Melbourne emitiram mais de 130 alertas de tornado associados ao furacão Milton até a noite desta quarta-feira.

Cerca de 125 casas foram destruídas antes do furacão chegar à costa, muitas delas casas móveis em comunidades para idosos, disse Kevin Guthrie, diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida./AP, AFP e NYT.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.