Um homem sul-coreano foi condenado a um ano de prisão por ganhar deliberadamente mais de 20 quilos para evitar uma função mais exigente no sistema de recrutamento militar do país, informou um tribunal de Seul na terça-feira, 26.
Na Coreia do Sul, todos os homens aptos fisicamente devem servir nas Forças Armadas por 18 a 21 meses. No entanto, indivíduos com problemas de saúde podem cumprir suas obrigações em instalações não militares, como centros de assistência social e comunitários. Se os problemas forem graves, podem ser dispensados do serviço militar.
O Tribunal Distrital Oriental de Seul informou que sentenciou o homem a um ano de prisão - a pena será suspensa se ele cumprir suas obrigações militares. Um conhecido do homem também foi condenado a um ano de prisão suspensa por ajudar no crime.
De 83 ks a 105 kgs
A mídia local relatou que os dois condenados têm 26 anos e são amigos, mas o tribunal não confirmou as informações. Um exame de 2017 considerou o homem apto para ser soldado ativo, com 1,69 metro de altura e pesando 83 quilos.
Porém, seguindo o conselho de seu conhecido, que afirmou que ele poderia obter uma classificação para serviço social caso estivesse acima do peso, ele dobrou o consumo diário de alimentos, focou em produtos altamente calóricos e largou seu emprego de meio período como entregador, segundo o gabinete de relações públicas do tribunal.
Em três exames físicos realizados entre 2022 e 2023, o homem pesava entre 102 e 105 quilos, um peso que o classificava para o serviço social. Antes desses exames, ele também ingeriu uma grande quantidade de água, de acordo com o tribunal.
Não está claro como o crime foi descoberto e quais funções o homem desempenhou no serviço militar. O tribunal informou que nem os réus nem os promotores apelaram da decisão de 13 de novembro.
Leia também
Casos de evasão
A Coreia do Sul mantém um sistema de conscrição militar devido às ameaças da Coreia do Norte, sua rival. Contudo, isenções ou tentativas de burlar o serviço militar são questões domésticas altamente sensíveis, já que o recrutamento obriga jovens a suspenderem seus estudos ou carreiras profissionais.
Anualmente, cerca de 50 a 60 casos de evasão do serviço militar são relatados, segundo a Administração de Recrutamento Militar. As formas mais comuns de burlar o serviço incluem ganhar ou perder peso de maneira excessiva, ou pessoas com problemas de saúde não realizarem os tratamentos médicos necessários antes dos exames físicos./AP
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.