O idioma inglês é o mais falado do mundo, utilizado por 1,46 bilhão de pessoas, segundo levantamento do Ethnologue 2023. A plataforma, uma “enciclopédia de línguas” de referência mundial, indica que o mandarim chinês, com 1,14 bilhões, é o segundo idioma mais falado, mas líder na categoria das línguas com o maior número de falantes nativos.
Segundo os organizadores do levantamento, o fato de o inglês ser o idioma mais falado se deve, inicialmente, à influência colonial do império britânico, e, depois, à difusão da cultura americana. No caso do mandarim chinês, o número se dá pela concentração de nativos em países asiáticos, sobretudo na China, com 1,4 bilhão de habitantes.
A diferença entre os falantes nativos de mandarim chinês, 940 milhões, ser inferior aos habitantes do país, se deve pelo fato de o chinês ser considerada uma “macro língua”, assim considerado por ser um agrupamento de outras 13 línguas. Entre elas estão o wu e o cantonês, também falados em diferentes partes do país.
Pela análise dos pesquisadores, o inglês está mais espalhado, falado em 146 países (o mundo tem 193 nações), enquanto o mandarim chinês está mais concentrado e presente em 38 países.
Leia também
O Ethnologue
A plataforma Ethnologue cataloga línguas conhecidas no mundo, existindo apenas como memória ou faladas por muitas pessoas. Atualmente estão catalogados 7.164 idiomas.
Os organizadores dessa espécie de enciclopédia informam que o número de línguas pode oscilar para cima e para baixo “à medida que as comunidades que os utilizam são moldadas e influenciadas pelo nosso mundo em rápida mudança”, informa. A Ethnologue indica que 40% das línguas existentes estão ameaçadas de extinção. Confira os rankings abaixo.
Línguas com maior número de falantes em 2023
- inglês (1,46 bilhão de falantes)
- mandarim chinês (1,14 bilhão)
- hindu (610 milhões)
- espanhol (559 milhões)
Línguas com o maior número de falantes nativos em 2023
- mandarim chinês (940 milhões)
- espanhol (485 milhões)
- inglês (380 milhões)
- hindu (345 milhões)
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.