Imagens, vídeos e mapas mostram rastro de destruição de terremoto em Mianmar e na Tailândia

Pelo menos 144 pessoas morreram em Mianmar e sete na Tailândia, segundo informações das autoridades

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

BANGCOC - Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o centro de Mianmar nesta sexta-feira, 28, causando uma vasta destruição em diversos países do Sudeste Asiático. Pelo menos 144 pessoas morreram em Mianmar e sete na Tailândia, segundo informações das autoridades.

PUBLICIDADE

Vítimas sangrando foram levadas às pressas para hospitais de ambulância, carro e moto depois que o tremor — apenas o terceiro de seu tamanho a atingir a região no século passado — atingiu Mandalay, a segunda maior cidade de Mianmar, por volta das 12h50, horário local. Um tremor secundário de magnitude 6,4 foi registrado cerca de 11 minutos depois.

Confira vídeos, fotos e mapas sobre o terremoto que afetou o Sudeste asiático:

Serviços de emergência buscam por sobreviventes após o colapso de um prédio em construção em Bangkok por conta de um terremoto que atingiu o Sudeste Asiático  Foto: Wason Wanichakorn/AP

O terremoto se somou aos desafios monumentais enfrentados pelo governo militar de Mianmar. Os governantes eleitos sofreram um golpe em 2021. A junta está enfraquecida e perdeu muito terreno para os rebeldes em meio a uma sangrenta guerra civil que deixou quase 20 milhões de pessoas sem comida ou abrigo suficientes, mesmo antes do terremoto, de acordo com autoridades da ONU.

Publicidade

O porta-voz militar de Mianmar, o general Zaw Min Tun, pediu que outros países fornecessem ajuda, um raro apelo internacional da junta, que está sob pesadas sanções dos Estados Unidos e Reino Unido.

Grupos humanitários disseram que estavam tentando avaliar a situação, mas estavam tendo dificuldades porque a eletricidade e as linhas de comunicação estavam inoperantes. Pontes e vários prédios em Mianmar desabaram, incluindo em Naypyidaw, a capital, informou o jornal estatal The Global New Light of Myanmar.

Mianmar está em uma das regiões mais sismicamente ativas do mundo. Um terremoto de magnitude 6,8 no leste do país asiático matou mais de 70 pessoas e destruiu centenas de prédios em 2011.

Tailândia

Em Bangkok, capital da Tailândia, um prédio de 30 andares que estava em construção colapsou, matando três pessoas. Segundo os socorristas, outras 70 estão desaparecidas, incluindo 20 que ficaram presas em elevadores do prédio.

Publicidade

O som das sirenes ecoou por todo o centro de Bangkok e veículos encheram as ruas, deixando a cidade paralisada.

Embora a área onde o terremoto ocorreu seja propensa a terremotos, eles geralmente não são tão grandes e é raro que sejam sentidos na capital tailandesa, que fica no delta de um rio e tem risco moderado de tremores./com NYT e AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.