Imprensa francesa destaca nas manchetes a juventude de Macron, presidente eleito com 39 anos

Alguns jornais mencionaram o renascimento da ‘esperança’ para a União Europeia, enquanto outros ressaltaram o desafio do novo líder em formar uma maioria no Parlamento

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

PARIS - As principais manchetes dos jornais da França destacaram nesta segunda-feira, 8, a juventude do novo presidente eleito, o centrista Emmanuel Macron, que, com apenas 39 anos, venceu na véspera as eleições presidenciais contra a ultradireitista Marine Le Pen.

"Com 39 anos e presidente!", publicou o jornal Le Parisien, destacando que Macron se converteu no mais jovem chefe de Estado francês da Quinta República, iniciada em 1958.

Emmanuel Macron venceu as eleições na França com dois terços dos votos em uma disputa com uma alta abstenção Foto: Stephane de Sakutin / AP

PUBLICIDADE

O diário conservador Le Figaro também destacou a juventude do presidente eleito, embora tenha ressaltado que seu desafio é formar uma complicada maioria no Parlamento francês, que realizará eleições entre os dias 11 e 18 de junho.

O Libération, de tendência esquerdista, dedicou a capa ao rosto do jovem político, e a contracapa, à derrotada Le Pen de costas acompanhada da frase "Bem feito!".

Publicidade

O jornal econômico The Echos considerou que, com a vitória do político centrista, renasce a "esperança" para a União Europeia (UE) e para várias capitais do bloco.

Macron venceu as eleições com dois terços dos votos em uma disputa com uma alta abstenção (25,4%). A transferência de poderes e a designação do novo governo acontecerão no dia 14 de maio. / EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.