Um incêndio florestal consumiu cerca de 4.000 hectares ao norte de Los Angeles, na Califórnia, na noite desta quarta-feira, 12, e provocou o esvaziamento obrigatório de 500 residências, informaram as autoridades.
"Diversas brigadas estão combatendo um incêndio florestal perto da área de Lake Hughes no Bosque Nacional de Los Angeles", informou o corpo de bombeiros do condado de Los Angeles pelo Twitter.
As chamas, que se moviam rapidamente, começaram por volta das 15h30 locais (19h30, horário de Brasília), nos arredores de Lake Hughes, cerca de 70 km ao norte de Los Angeles, e consumiram 4.050 hectares de floresta em menos de três horas, de acordo com os bombeiros.
A coluna de fumaça podia ser avistada a quilômetros de distância do local do incêndio.
Mais de 300 bombeiros, com o apoio de helicópteros e aviões, foram enviados ao local para combater o fogo.
Em outro tuíte, os bombeiros informaram que o departamento do xerife de Los Angeles estava retirando os residentes da região.
Os incêndios florestais se tornaram cada vez maiores e mais frequentes nos últimos anos na Califórnia, Estado da costa oeste dos Estados Unidos, um fenômeno que se atribui em parte às mudanças climáticas.
Em novembro de 2018, o chamado "Camp Fire" devastou o norte da Califórnia. Catalogado como o mais mortífero da história do estado, o incêndio afetou cerca de 600 km² e matou 86 pessoas./AFP
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.