A missão permanente do Irã na sede da Organização das Nações Unidos (ONU), em Nova York, afirmou que o ataque em curso contra Israel é uma questão que “pode ser considerada concluída”, mas ameaçou voltar a agir se os israelenses retaliarem.
“Caso o regime isralense cometa outro erro, a resposta do Irã será consideravelmente mais severa”, alertou, em publicação no X (antigo Twitter).
A missão iraniana disse que a ofensiva é uma resposta ao que considera “agressão” israelense ao país persa, incluindo a investida que destruiu o consulado iraniano em Damasco, na Síria, no começo do mês.
Ameaça aos EUA
A Guarda Revolucionária do Irã advertiu os Estados Unidos que qualquer participação em esforços que prejudiquem os interesses iranianos enfrentarão uma resposta “decisiva”. O alerta acontece em meio a relatos de que os americanos abateram uma série de drones e mísseis do país persa em direção ao território israelense.
Em comunicado publicado por veículos estatais da imprensa iraniana, o grupo militar avisou que qualquer ameaça dos EUA, Israel ou outros países será seguida por uma retaliação “recíproca e proporcional”. Na nota, a Guarda acusa os EUA de ser responsável pelos aliados israelenses
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.