Autoridades italianas estão tentando identificar uma jovem que foi fotografada simulando atos sexuais na estátua de Baco, o deus do vinho e da sensualidade, em Florença no fim de semana. A prefeitura da cidade afirmou que a mulher estava provavelmente embriagada quando posou para as fotos e afirmou que, caso seja identificada, será multada e poderá ser banida de acordo com uma lei que proíbe qualquer tipo de abuso do patrimônio cultural no país. As informações são da CNN e da BBC.
A estátua é uma réplica da original criada no século XVI pelo escultor Giambologna, que foi influenciado pela escultura helenística e pelas obras de Michelangelo e que se estabeleceu em Florença em 1552. Seu Baco original é mantido no Museu Bargello, no centro de Florença. Já a réplica está localizada em uma esquina perto da famosa Ponte Vecchio.
O Ministério da Cultura do país e autoridades em Florença expressaram sua indignação sobre o incidente depois que as fotos se tornaram virais nas redes sociais. “Florença é uma cidade que não faz com que os visitantes a respeitem. Essas manifestações contínuas de grosseria e incivilidade ocorrem porque todos se sentem no direito de fazer o que querem com impunidade”, disse Patrizia Asproni, da Confcultura, uma organização de patrimônio cultural á mídia italiana.
Antonella Ranaldi, superintendente de arqueologia e belas artes de Florença, também cobrou respeito dos visitantes. “Turistas são bem-vindos, mas deve haver respeito por nossos monumentos, sejam eles originais ou cópias. Também porque duvido que essa senhora, que tem minha culpa, saiba a diferença”, afirmou.
Leia também
De acordo com a CNN, turistas mal comportados vêm incomodando as autoridades italianas há anos: em 2023, um grupo de jovens turistas foram acusados de derrubar uma estátua valiosa em uma vila no norte da Itália. De volta a Florença, no mesmo ano, um turista foi detido, acusado de danificar uma estátua na Fonte de Netuno do século XVI na Piazza della Signoria.
Em 2022, um homem foi acusado de danificar a ‘Escadaria Espanhola’ de Roma com um Maserati. No mesmo ano, turistas foram multados por surfar nos canais de Veneza.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.