A vice-presidente dos Estados Unidos e candidata democrata à Casa Branca, Kamala Harris, disse a repórteres, neste domingo, 3, que votou pelo correio e que sua cédula está a caminho da Califórnia, seu Estado natal.
Harris se recusou a dizer como votou em um plebiscito na Califórnia que pode ampliar as penas para alguns crimes relacionados a drogas e roubo.
“Não vou falar sobre a essa votação porque, honestamente, é o domingo anterior à eleição e não pretendo criar um endosso de uma forma ou de outra”, afirmou Kamala.
O ex-presidente e candidato republicano Donald Trump ainda não votou e é esperado que ele vote pessoalmente no dia da eleição, na Flórida.
Harris lidera em pesquisa da ABC, mas empata com Trump em sondagem da NBC
Duas pesquisas de intenções de votos a nível nacional mostraram, neste domingo, que Kamala Harris e Donald Trump travam uma disputa acirrada para as eleições da próxima terça-feira, 05.
Segundo a sondagem da Ipsos para a ABC News, Harris lidera com 49% entre eleitores prováveis no país inteiro, comparado com 46% de Trump. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais. Ao todo, foram ouvidos 3.140 adultos entre 29 de outubro e 1° de novembro, dos quais 2.267 devem ir às urnas.
Leia mais
Já a última pesquisa nacional da NBC News apontou Trump e Harris numericamente empatados em 49%, com apenas 2% dos entrevistados ainda indecisos. O levantamento expôs uma profunda divisão de gênero: entre mulheres, Harris ostenta uma vantagem de 16 pontos porcentuais.
Por outro lado, Trump está à frente da rival por 18 pontos porcentuais entre os homens. A margem de erro é de 3,1 pontos.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.