REINO UNIDO - Kate Middleton revelou nesta sexta-feira, 22, que está passando por quimioterapia para tratar um câncer, após semanas de especulações por seu desaparecimento público. Em uma declaração em vídeo, Kate diz que foi um “grande choque” depois de “alguns meses incrivelmente difíceis”. Não foram revelados mais detalhes sobre o câncer.
A mensagem foi filmada na quarta-feira, 20, nos estúdios da BBC. Em nota a BBC News disse que foi informada pelo Palácio de Kensington sobre o anúncio esta tarde, juntamente com outros meios de comunicação.
Leia abaixo a íntegra da mensagem da a princesa de 42 anos, que disse estar bem e “cada dia mais forte”:
“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer pessoalmente por todas as maravilhosas mensagens de apoio e por sua compreensão enquanto eu me recuperava de uma cirurgia.
Foram dois meses incrivelmente difíceis para toda a nossa família, mas tive uma equipe médica fantástica que cuidou muito bem de mim, pelo que sou muito grata.
Em janeiro, passei por uma grande cirurgia abdominal em Londres e, na época, achava-se que minha doença não era cancerígena. A cirurgia foi bem-sucedida. No entanto, os exames realizados após a operação constataram a presença de câncer. Portanto, minha equipe médica aconselhou que eu fizesse quimioterapia preventiva, e agora estou nos estágios iniciais desse tratamento.
É claro que isso foi um grande choque, e William e eu estamos fazendo tudo o que podemos para processar e administrar isso, em particular para o bem de nossa jovem família.
Como você pode imaginar, isso tem levado tempo. Levei tempo para me recuperar de uma cirurgia de grande porte para iniciar meu tratamento. Mas, o mais importante é que levamos tempo para explicar tudo ao George, à Charlotte e ao Louis de uma forma apropriada para eles e para tranquilizá-los de que vou ficar bem.
Como eu disse a eles, estou bem e me fortalecendo a cada dia, concentrando-me nas coisas que me ajudarão a me curar, em minha mente, corpo e espírito.
Leia também
Ter William ao meu lado também é uma grande fonte de conforto e segurança. Assim como o amor, o apoio e a bondade demonstrados por muitos de vocês. Isso significa muito para nós dois.
Esperamos que entendam que, como família, agora precisamos de tempo, espaço e privacidade enquanto concluo meu tratamento. Meu trabalho sempre me trouxe uma profunda sensação de alegria e estou ansiosa para voltar quando for capaz. Mas, por enquanto, preciso me concentrar em uma recuperação completa.
Neste momento, também estou pensando em todos aqueles cujas vidas foram afetadas pelo câncer. Para todos que estão enfrentando essa doença, em qualquer forma, não percam a fé ou a esperança. Vocês não estão sozinhos”.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.