WASHINGTON - Os líderes do Partido Democrata no Senado, Chuck Schumer, e na Câmara, Hakeem Jeffries, endossaram nesta terça-feira, 23, à candidatura de Kamala Harris para presidência, depois que ela conseguiu os delegados necessários para conquistar a nomeação.
Em uma coletiva de imprensa conjunta em Washington, Schumer e Jeffries, ambos de Nova York, elogiaram o histórico e a energia de Kamala Harris, creditando a ela a união do Partido Democrata após várias semanas de turbulência e incerteza.
“A vice-presidente Harris fez um trabalho realmente impressionante ao garantir a maioria dos delegados necessários para ganhar a indicação democrata”, disse Schumer, o líder da maioria no Senado. “Portanto, agora que o processo foi concluído, de baixo para cima, estamos aqui hoje para dar nosso apoio à vice-presidente Kamala Harris.”
Os líderes democratas no Congresso tiveram papel importante na pressão sobre Joe Biden e adotaram postura cautelosa após a sua desistência.
Ontem, eles elogiaram o “ótimo começo” da campanha de Kamala Hariss, sem endossar a sua candidatura oficialmente. Em apenas 24h, ela recebeu apoio de quase todos os democratas eleitos e adoções recordes. Além de assegurar os delegados que precisa para ser confirmada como substituta de Biden nas cédulas.
De acordo com o levantamento da Associated Press, ela tem o apoio de 2.887 delegados, bem acima dos 1.976 necessários para a nomeação. Outros 47 ainda estavam indecisos até a tarde desta terça.
Schumer disse que Harris havia expressado o desejo de “ganhar a indicação”. E havia a preocupação que a escolha fosse vista como uma imposição das lideranças, não como uma decisão do partido. Por isso, a espera pelos delegados, que Joe Biden conquistou nas primárias e estavam livres para votar como quisessem na Convenção Democrata, em 19 de agosto.
Mais sobre a campanha democrata
“Kamala Harris e sua candidatura entusiasmaram e energizaram a bancada democrata da Câmara, o Partido Democrata e a nação”, disse Jeffries. “Ela está pronta, está disposta e é capaz de liderar os Estados Unidos de forma enérgica e enfática rumo ao futuro.”
Joe Biden abandonou a campanha após semanas de crise, com a sua aptidão para o cargo colocada em dúvida, e declarou apoio a Kamala Harris no domingo, por meio de carta. O presidente estava em isolamento após ser diagnosticado com covid e a expectativa é que ele discurse pela primeira desde a desistência amanhã./COM NY TIMES, W. POST e AP
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.