Líderes democratas na Câmara e no Senado declaram apoio a Kamala Harris

Chuck Schumer e Hakeem Jeffries endossaram formalmente a campanha depois que a vice-presidente assegurou os delegados necessários para nomeação

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

WASHINGTON - Os líderes do Partido Democrata no Senado, Chuck Schumer, e na Câmara, Hakeem Jeffries, endossaram nesta terça-feira, 23, à candidatura de Kamala Harris para presidência, depois que ela conseguiu os delegados necessários para conquistar a nomeação.

PUBLICIDADE

Em uma coletiva de imprensa conjunta em Washington, Schumer e Jeffries, ambos de Nova York, elogiaram o histórico e a energia de Kamala Harris, creditando a ela a união do Partido Democrata após várias semanas de turbulência e incerteza.

“A vice-presidente Harris fez um trabalho realmente impressionante ao garantir a maioria dos delegados necessários para ganhar a indicação democrata”, disse Schumer, o líder da maioria no Senado. “Portanto, agora que o processo foi concluído, de baixo para cima, estamos aqui hoje para dar nosso apoio à vice-presidente Kamala Harris.”

Senate Majority Leader Chuck Schumer, D-N.Y., left, and House Minority Leader Hakeem Jeffries, D-N.Y., the top Democrats in Congress, endorse Vice President Kamala Harris for president as they speak to reporters at the Democratic Senatorial Campaign Committee on Capitol Hill in Washington, Tuesday, July 23, 2024. (AP Photo/J. Scott Applewhite) Foto: J. Scott Applewhite/AP

Os líderes democratas no Congresso tiveram papel importante na pressão sobre Joe Biden e adotaram postura cautelosa após a sua desistência.

Ontem, eles elogiaram o “ótimo começo” da campanha de Kamala Hariss, sem endossar a sua candidatura oficialmente. Em apenas 24h, ela recebeu apoio de quase todos os democratas eleitos e adoções recordes. Além de assegurar os delegados que precisa para ser confirmada como substituta de Biden nas cédulas.

Publicidade

De acordo com o levantamento da Associated Press, ela tem o apoio de 2.887 delegados, bem acima dos 1.976 necessários para a nomeação. Outros 47 ainda estavam indecisos até a tarde desta terça.

Schumer disse que Harris havia expressado o desejo de “ganhar a indicação”. E havia a preocupação que a escolha fosse vista como uma imposição das lideranças, não como uma decisão do partido. Por isso, a espera pelos delegados, que Joe Biden conquistou nas primárias e estavam livres para votar como quisessem na Convenção Democrata, em 19 de agosto.

“Kamala Harris e sua candidatura entusiasmaram e energizaram a bancada democrata da Câmara, o Partido Democrata e a nação”, disse Jeffries. “Ela está pronta, está disposta e é capaz de liderar os Estados Unidos de forma enérgica e enfática rumo ao futuro.”

Joe Biden abandonou a campanha após semanas de crise, com a sua aptidão para o cargo colocada em dúvida, e declarou apoio a Kamala Harris no domingo, por meio de carta. O presidente estava em isolamento após ser diagnosticado com covid e a expectativa é que ele discurse pela primeira desde a desistência amanhã./COM NY TIMES, W. POST e AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.