Lula ataca Trump: ‘Esse cidadão não foi eleito para ser xerife do mundo’

Presidente brasileiro diz que EUA mudaram discurso liberal e querem se intrometer no Canadá e outras regiões

PUBLICIDADE

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O petista disse que os EUA mudaram o discurso sobre livre mercado e outros temas. Lula também mencionou uma série de atritos criados por Trump com países aliados dos EUA e disse que o americano não foi eleito para ser “xerife” do mundo.

“Os Estados Unidos, desde a Segunda Guerra Mundial, venderam a ideia de que eram o paladino da democracia, venderam a ideia de que eram o xerife da paz, venderam a ideia de que tinha que ter mercado livre, sobretudo depois de [Ronald] Reagan e de Margareth Thatcher. Hoje, o que eles falam é totalmente o contrário do que se falava nos anos 1980″, declarou o petista, durante evento em comemoração ao aniversário de 45 anos do PT.

O presidente Lula em evento de aniversário de 45 anos do PT fez ataques a Donald Trump Foto: Pedro Kirilos

PUBLICIDADE

“A América para os americanos. O Canal do Panamá é deles. O Canadá não é mais um país, é um Estado. A Groenlândia é deles. O México não tem mais o golfo, o golfo agora é da América. Esse cidadão não foi eleito para ser xerife do mundo, ele foi eleito para governar os Estados Unidos. E ele que governe bem. E quem vai governar o Brasil somos nós”, disse Lula.

Na quarta-feira, 19, Lula rejeitou a possibilidade de o Brasil enviar militares para manutenção de eventual acordo de paz para encerrar a guerra na Ucrânia. Ele também criticou a exclusão de europeus e ucranianos dos diálogos diretos com a Rússia, conduzidos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Publicidade

Na quinta, 20, o presidente fez novo ataque a Trump. Disse que o americano “foi eleito presidente dos Estados Unidos e tem que cuidar dos Estados Unidos”. Segundo o petista, Trump “está querendo ser presidente do mundo” e virar “o imperador do mundo”.

“Ele (Trump) tem que tomar muito cuidado com o que fala porque está fazendo um papel que não faz parte da história dos EUA”, disse o presidente brasileiro em entrevista à Rádio Tupi FM do Rio.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.