O Instituto Nacional de Migração do México (INM) resgatou 343 migrantes que estavam escondidos em um caminhão abandonado no estado de Veracruz. Entre as pessoas encontradas, 103 eram menores desacompanhados da Guatemala, Honduras, El Salvador e Equador.
De acordo com o INM, o baú do veículo tinha piso duplo de estruturas metálicas, ventiladores ancorados no fundo e fendas de ventilação no teto, e foi encontrado na noite de domingo, 5, em uma rodovia.
O caminhão estava sem motorista, mas os agentes do INM e do Ministério Público mexicano local detectaram a presença de pessoas dentro do baú do caminhão.
“Os imigrantes estrangeiros estavam usando pulseiras coloridas como meio de identificação”, afirmou a organização. As pulseiras de identificação geralmente são dadas pelos traficantes de pessoas que transportam estrangeiros para a fronteira entre o México e os Estados Unidos.
Os menores desacompanhados e suas famílias foram colocados sob a tutela do Estado, enquanto os 212 adultos iniciaram um procedimento administrativo para definir seu status legal no México.
No total, 2,76 milhões de migrantes sem documentos foram detidos na fronteira entre os Estados Unidos e o México em 2022, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), um aumento de 8% no fluxo migratório.
Os EUA, o destino final dos migrantes que cruzam o México, anunciaram uma nova política no início deste ano para acolher 30 mil migrantes por mês da Nicarágua, Cuba, Venezuela e Haiti, mas com a advertência de que deportarão os demais que chegarem por terra ao México.
Casos recentes
Na semana passada, o INM também informou que 79 migrantes foram encontrados na cidade fronteiriça de Tijuana, no estado da Baixa Califórnia, no norte do país, amontoados em vários quartos de hotel.
No início deste ano, 269 pessoas foram encontradas amontoadas dentro de um trailer no estado de Chiapas, no sul do país. Em fevereiro passado, o México deportou quase uma centena de jovens guatemaltecos encontrados em diferentes partes do país.
Na última quinta-feira, o INM relatou a detenção de outros 136 migrantes de diferentes nacionalidades que estavam sendo transportados em um caminhão não ventilado no estado central de Puebla. Do grupo, 10 menores estavam viajando desacompanhados. /EFE, AP e AFP
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.