México: três pessoas morrem em meio à tempestade tropical Alberto

Segundo a BBC, a tempestade, que também ameaça o sul do Texas, nos Estados Unidos, marca o início da temporada de furacões no Atlântico Norte neste ano

PUBLICIDADE

Foto do author Marcos Furtado

Três pessoas morreram após a costa do México ser atingida pela tempestade tropical Alberto. A tempestade, que também ameaça o sul do Texas, nos Estados Unidos, marca o início da temporada de furacões no Atlântico Norte neste ano. As informações são da BBC.

PUBLICIDADE

Autoridades no México informaram que as três mortes ocorreram no estado de Nuevo León, no norte do país. Pelo menos duas das vítimas eram menores de idade. Do outro lado da fronteira, no Texas, foi emitido um aviso de desastre.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, a tempestade pode causar inundações e ventania nas costas dos dois países. Meteorologistas do órgão esperam que a tempestade caia no território mexicano até o fim desta quinta-feira, 20, sem atingir diretamente os EUA. O governo de Nuevo León suspendeu temporariamente os serviços de transporte público e escolas foram fechadas no estado de Tamaulipas.

Mesmo a centenas de quilômetros da costa norte-americana, a tempestade tem levado chuvas significativas ao Texas. Na cidade de Southside, próxima de Houston, a chuva fez moradores deixarem suas casas, segundo informações da CBS News.

Publicidade

Inundação causada pela tempestade tropical Alberto em Surfside Beach, no Texas, EUA, na quarta-feira, 19.  Foto: Jon Shapley/Houston Chronicle via AP

O governador do Texas, Greg Abbott, emitiu uma declaração de desastre por causa das chuvas. “Certifico que a tempestade tropical Alberto representa uma ameaça de desastre, incluindo danos materiais generalizados e graves, ferimentos e perda de vidas”, afirmou em nota.

A temporada de furacões do Atlântico Norte vai de junho a novembro. Neste ano pode haver até sete grandes furacões, de acordo com alerta da agência meteorológica dos EUA. A estimativa é mais do que o dobro do número de episódios do fenômeno que normalmente atingem a região.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.