Os cachorros Conan, Murray, Milton, Robert e Lucas estarão entre os mais novos moradores da Quinta de Olivos, a residência oficial da presidência da Argentina, que será ocupada pelo recém-eleito Javier Milei, a partir do próximo dia 10 de dezembro. A relação com os cachorros, que são chamados de “filhos de quatro patas” pelo político, é mais uma das excentricidades do novo chefe do Executivo do país vizinho, que diz ter clonado um dos pets.
Apaixonado por animais, o presidente eleito da Argentina tem atualmente cinco cachorros da raça mastim Inglês. Os bichos de estimação foram parar nas manchetes dos jornais internacionais em meio à campanha presidencial. Após vencer as prévias nas eleições, Milei chegou a agradecer aos companheiros de quatro patas em seu discurso oficial.
Em entrevista à revista “The Economist”, Milei disse que os bichos são como “filhos de quatro patas” e os únicos que nunca o traíram. O político comentou ainda que se mudou para uma casa em Benavídez, na região metropolitana de Buenos Aires, com um quintal e canil, de modo a ter mais espaço para viver com os cães.
O primogênito dos seus “filhos de quatro patas” foi adotado pelo político em 2004 e ganhou o nome em homenagem ao protagonista do filme “Conan, o Barbaro”, de 1982, interpretado por Arnold Schwarzenegger.
O animal faleceu em 2017, o que levou Milei a “clonar” seu DNA, enviando o material genético do cachorro de estimação a um laboratório americano, que o replicaria e daria origem a mais cinco animais.
Leia mais sobre Argentina
Depois de se inspirar no guerreiro do povo cimério que buscava vingança pela morte dos pais, Milei decidiu homenagear os economistas liberais Murray Rothbard, Milton Friedman e Robert Lucas. “Eles são cachorros enormes. Para se ter uma ideia, em duas pernas, Milton, que é o maior de todos, mede dois metros e pesa cerca de 100 quilos”, disse o político na entrevista à revista inglesa.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.