Dezesseis pessoas ficaram feridas após um míssil vindo do Iêmen ter atingido o território israelense próximo à cidade de Tel Aviv, durante a madrugada deste sábado, 21. A polícia de Israel disse que o projétil caiu no distrito de Bnei Brak, a leste da cidade. Segundo os militares israelenses, “foram feitas tentativas frustradas” para interceptar o míssil lançado pelo rebeldes Houthi, grupo apoiado pelo Irã.
O míssil atingiu o bairro de Jaffa, região mista de Tel Aviv. As equipes de emergência receberam um alerta às 03h48, horário local (23h48 no horário de Brasília). As vítimas tiveram ferimentos leves causados principalmente por por pedaços de vidro de janelas quebradas em edifícios próximos de onde o projétil caiu.
Equipes médicas prestaram atendimento aos atingidos tanto no local em que aconteceu o ataque, quanto durante seu deslocamento para áreas protegidas, disse um porta-voz à AFP. Pacientes com ansiedade também receberam cuidados médicos.
Leia mais
Retaliação
Além de reivindicar a autoria, os Houthis declaram ter atacado Tel Aviv em resposta aos “massacres contra o nosso povo em Gaza” e “em retaliação à agressão israelita contra o nosso país”. Nesta quinta-feira, 19, o exército de Israel bombardeou portos e infraestruturas energéticas que afirma serem utilizadas pelos rebeldes Houthi. Nove pessoas morreram durante a investida.
Os Houthis pertencem ao chamado “eixo de resistência”, uma rede de organizações simpáticas ao Irã e hostis ao Estado de Israel, que inclui o Hezbollah, o Hamas e o regime sírio deposto de Bashar al Assad. /AFP
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.