WASHINGTON — A deputada Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos Representantes, sugeriu nesta semana que teria sido melhor para o partido Democrata se o presidente Joe Biden tivesse abandonado a sua campanha de reeleição mais cedo e o partido tivesse então realizado um processo competitivo de primárias para substituí-lo.
Numa entrevista concedida na quinta-feira, 7, ao The New York Times, Nancy disse o que foi amplamente divulgado quando Biden desistiu: que acreditava que estava implícito que a sua saída seria seguida de uma competição interna do partido para um novo candidato, em vez da escolha da vice-presidente Kamala Harris.
“Se o presidente tivesse saído mais cedo, poderia ter havido outros candidatos na corrida”, disse Nancy em entrevista a Lulu Garcia-Navarro, apresentadora de The Interview, um podcast do Times. Durante a entrevista, acrescentou: “A expectativa era de que, se o presidente se afastasse, haveria uma primária aberta”.
Nancy continuou: “E, como eu disse, Kamala pode ter-se saído bem e ter sido mais forte no futuro. Mas não sabemos isso. Isso não aconteceu. Vivemos com o que aconteceu. E como o presidente apoiou Kamala Harris imediatamente, isso tornou quase impossível a realização de primárias nessa altura. Se tivesse sido muito mais cedo, teria sido diferente”.
Biden apoiou Kamala Harris uma hora após ter terminado a sua campanha em julho, uma decisão que só tomou depois de uma intensa campanha de pressão por parte dos Democratas, que Pelosi liderou discretamente. O seu apoio à vice-presidente, juntamente com o apoio de muitos outros democratas, bloqueou qualquer possibilidade de surgir um adversário. Durante duas semanas, Kamala Harris reuniu rapidamente o apoio dos delegados à Convenção Nacional Democrática.
Embora alguns democratas tenham lançado a ideia de realização de primárias rápidas, a proposta nunca ganhou força e não foi aceita pelo Comitê Nacional Democrata ou pelos delegados da convenção.
Na entrevista, Nancy Pelosi fez um grande esforço para defender as realizações legislativas do governo Biden, a maioria das quais ocorreu durante seus primeiros dois anos, quando ela era a presidente da Câmara. Após os republicanos terem conquistado o controle da Câmara nas eleições de meio de mandato em 2022, Pelosi abandonou o cargo de liderança, mas permaneceu na Câmara como uma conselheira importante do partido.
Nancy Pelosi, que foi eleita na terça-feira, 5, para o seu 20º mandato como representante de São Francisco, argumentou na entrevista que o Partido Democrata ainda defendia os eleitores da classe trabalhadora em questões econômicas.
Esta semana, a ex-presidente discordou dos comentários do senador Bernie Sanders, o progressista independente de Vermont, que sugeriu que a derrota de Harris ocorreu, em parte, pelo fato de os democratas estarem concentrados na política de identidade em detrimento das preocupações econômicas.
“Bernie Sanders não ganhou”, disse ela. “Com todo o respeito, e eu tenho muito respeito por ele, pelo que ele representa, mas não o respeito por dizer que o partido Democrata abandonou as famílias da classe trabalhadora”./Com o NYT
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.