PUBLICIDADE

Vídeo: Ponte desaba após ser atingida por navio; polícia descarta terrorismo

Embarcação atingiu suporte da ponte e diversos automóveis foram jogados no rio após a colisão; governador diz que navio sofreu pane elétrica

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

BALTIMORE, EUA - Uma das principais pontes de Baltimore, nos EUA, se rompeu e desabou depois que um navio porta-contêineres bateu nela na madrugada desta terça-feira, 26, e vários veículos caíram no rio abaixo. As equipes de resgate estavam procurando pelo menos sete pessoas na água.

PUBLICIDADE

Duas pessoas foram resgatadas e uma delas está em estado grave, segundo o chefe dos bombeiros de Baltimore, James Wallace. Segundo o governador do Estado de Maryland, Wes Moore, a embarcação sofreu uma pane elétrica minutos antes da colisão.

A embarcação atingiu um dos suportes da ponte Francis Scott Key e fez com que ela se rompesse em vários pontos e caísse na água, de acordo com um vídeo postado no X. O navio pegou fogo, e uma fumaça preta e espessa saiu dele.

Vista da ponte Francis Scott Key depois de sofrer o impacto de um comerciante e uma derrota parcial, em 26 de março de 2024, em Baltimore, Maryland. Foto: Steve Ruark / AP

“Esta é uma emergência terrível”, disse Kevin Cartwright, diretor de comunicações do Corpo de Bombeiros de Baltimore, à The Associated Press. “Nosso foco agora é tentar resgatar e recuperar essas pessoas.”

As equipes de emergência estavam procurando pelo menos oito pessoas que se acredita estarem na água, disse Cartwright, embora ele tenha dito que ainda é muito cedo para saber quantas pessoas foram afetadas. Ele chamou o colapso de um “evento de vítimas em massa em desenvolvimento”.

Ele acrescentou que algumas cargas pareciam estar penduradas na ponte, que atravessa o Rio Patapsco, uma artéria vital que, juntamente com o Porto de Baltimore, é um centro de transporte marítimo na Costa Leste. Inaugurada em 1977, a ponte recebeu o nome do escritor de “The Star-Spangled Banner”.

As agências receberam chamadas de emergência por volta da 1h30 da manhã informando que um navio saindo de Baltimore havia atingido uma coluna na ponte, de acordo com Cartwright. Vários veículos estavam na ponte no momento, incluindo um do tamanho de um caminhão trator.

Publicidade

De um ponto de observação próximo à entrada da ponte, restos irregulares de sua estrutura de aço eram visíveis saindo da água, com a rampa de acesso terminando abruptamente onde o vão começava.

O navio é chamado de “Dali”, de acordo com Cartwright. Um navio com esse nome estava indo de Baltimore para Colombo, Sri Lanka, como seu destino final, de acordo com o Marine Traffic and Vessel Finder. O navio tinha bandeira de Cingapura, informou a estação de rádio WTOP, citando o suboficial Matthew West, da Guarda Costeira de Baltimore.

Um “resgate de vítimas em massa e multiagências” estava em andamento, de acordo com Kevin Cartwright, do Corpo de Bombeiros da cidade de Baltimore. Uma equipe de mergulho estava tentando localizar pelo menos sete pessoas que se acredita estarem no rio Patapsco, acrescentou Cartwright.  Foto: JIM LO SCALZO / EFE

O prefeito Brandon M. Scott e o executivo do condado de Baltimore, Johnny Olszewski Jr., informaram que a equipe de emergência estava respondendo e que os esforços de resgate estavam em andamento.

“Todas as pistas foram fechadas em ambas as direções devido a um incidente na I-695 Key Bridge. O tráfego está sendo desviado”, publicou a Maryland Transportation Authority no X.

Em 2001, um trem de carga que transportava materiais perigosos descarrilou em um túnel no centro de Baltimore e pegou fogo, lançando fumaça preta nos bairros vizinhos e forçando as autoridades a fechar temporariamente todas as principais estradas da cidade./AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.