LONDRES (AP) – As pessoas fizeram fila nesta quarta-feira, 5, em frente à sede do Banco da Inglaterra, em Londres e nos correios de todo o Reino Unido para colocar as mãos nas primeiras notas com o retrato do Rei Charles III.
O retrato do rei aparecerá em todas as quatro notas emitidas pelo Banco da Inglaterra – 5, 10, 20 e 50 libras – sem outras alterações nos designs existentes. As notas coexistirão com as de sua falecida mãe, rainha Elizabeth II, a quem ele sucedeu como monarca após sua morte em setembro de 2022.
Leia também
O lançamento de moedas e selos com a imagem de Charles já foi iniciado. As pessoas podem não notar as novas notas imediatamente em seus trocos ou saques em caixas eletrônicos, até porque muitas transações agora são feitas sem dinheiro.
Embora os pagamentos em dinheiro tenham diminuído ao longo dos anos, continuam a ser particularmente importantes para as famílias com rendimentos mais baixos e para aqueles que recebem benefícios sociais nos correios locais. Em 2023, foi aprovada a legislação para proteger o acesso ao dinheiro.
4,6 bilhões de notas em circulação
De acordo com a orientação da Casa Real, as novas notas serão impressas apenas para substituir as que estão gastas e para responder a qualquer aumento geral na procura – a abordagem visa minimizar o impacto ambiental e financeiro da mudança. Existem mais de 4,6 bilhões de notas do Banco de Inglaterra em circulação, no valor de cerca de 82 milhões de libras (US$ 105 milhões).
“Este é um momento histórico, pois é a primeira vez que alteramos o soberano nas nossas notas”, disse o governador do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey. “Sabemos que o numerário é importante para muitas pessoas e estamos empenhados em fornecer notas enquanto o público as exigir. Colocar essas novas notas em circulação é uma demonstração desse compromisso.”
Em abril, Charles foi presenteado com as primeiras notas com o seu retrato e as elogiou como “muito bem desenhadas”, ao mesmo tempo que expressou a sua surpresa por ser apenas o segundo monarca a estampá-las.
Embora o Banco da Inglaterra tenha começado a produzir notas no século XVII, a mãe de Charles, a Rainha Elizabeth II, foi a primeira monarca britânica a receber a honra em 1960 em uma nota de um libra.
As pessoas poderão adquirir a nova moeda em agências selecionadas dos Correios em todo o Reino Unido.
“Nossos clientes locais vêm à nossa agência todos os dias para sacar ou depositar dinheiro para suas necessidades diárias, por isso ficamos entusiasmados por sermos uma das primeiras agências a ter as novas notas disponíveis”, disse Karen Stonham, gerente da agência dos Correios de Portsmouth. no sul da Inglaterra/COM REPORTAGEM DA AP
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.