Fortes atingiram partes do sul e do centro-oeste dos Estados Unidos entre sexta-feira e este sábado, 1º, deixando ao menos 17 pessoas pessoas e outras dezenas hospitalizadas, além de casas e comércios destruídos; Há registros de ventos fortes em ao menos sete estados americanos. Milhares de pessoas ficaram sem energia, enquanto as tempestades sufocavam uma parte do país que abriga cerca de 85 milhões de pessoas. Em Illinois, os ventos arrancaram o telhado de um teatro durante um show de heavy metal.
Equipes de emergência contaram os mortos e avaliaram os danos na manhã deste sábado. Parte de um sistema de tempestades também trouxe incêndios florestais para as planícies do sul e condições de nevasca para o Upper Midwest.
A tempestade causou três mortes no condado de Sullivan, Indiana, disse o diretor de gerenciamento de emergências Jim Pirtle. As casas foram danificadas pela tempestade e alguns moradores estão desaparecidos na sede do condado localizado perto da divisa do estado de Illinois.
Em Belvidere, Illinois, o telhado do Apollo Theatre desabou durante um tornado, matando uma pessoa e ferindo 28, cinco gravemente. No momento da tempestade, estava sendo realizado um show de heavy metal. Conforme a polícia, o desabamento ocorreu por volta das 19h48, quando as ligações de socorro começaram a chegar do teatro. O Departamento de Bombeiros de Belvidere disse que havia cerca 260 pessoas no local.
A pequena cidade de Wynne, no nordeste do Arkansas, também foi gravemente afetada, com a morte de quatro pessoas e outras presas nos escombros.
Pelo menos uma pessoa morreu e cerca de 24 ficaram feridas, algumas em estado grave, na região de Little Rock, segundo autoridades locais.
O tornado também matou uma mulher e feriu gravemente outras três pessoas no Condado de Madison, Alabama, disse o funcionário dos serviços de emergência da região.
E no condado de Pontotoc, no norte do Mississippi, as autoridades confirmaram uma morte e quatro feridos.
No oeste do Tennessee, o xerife do condado de Tipton, Shannon Beasley, disse que houve muita devastação e algumas pessoas tiveram ferimentos graves, mas ainda não há relatos de mortes. Mas, segundo ele, muitas famílias perderam suas casas.
“Estou em pânico tentando chegar em casa, mas não conseguimos”, disse a vereadora Lisa Powell Carter à AP. “Wynne está tão demolida. Há casas destruídas, árvores caídas nas ruas.”
Quase 100 mil pessoas estão sem energia elétrica somente em Arkansas, de acordo com plataforma de rastreamento. Autoridades locais precisaram implementar toque de recolher das 22h às 6h na região.
Em Little Rock, ao menos 2,1 mil casas ou estabelecimentos empresariais estavam no caminho do tornado. Ainda não está claro quantos imóveis foram danificados ou destruídos.
Há registros de tornados em Iowa e Oklahoma
Há confirmações de tornados no estado de Iowa, e incêndios na grama intensificados pelo vento em Oklahoma. O sistema de tempestades ameaçou uma ampla faixa do país que abriga cerca de 85 milhões de pessoas.
Os tornados também causaram danos esporádicos no leste do estado, incluindo o oeste de Iowa City, sede da Universidade de Iowa. Imagens de televisão mostraram postes de energia derrubados e telhados arrancados de prédios e casas na área.
“Pode levar dias para determinar o número exato de tornados”, disse Bill Bunting, chefe de operações de previsão do Centro de Previsão de Tempestades. Também houve centenas de relatos de granizo grande e ventos fortes, segundo ele ele.
Os meteorologistas disseram ainda que as condições do tornado foram semelhantes às de uma semana atrás, que matou pelo menos 21 pessoas e danificou cerca de dois mil casas no Mississippi. /AP e AFP.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.