A rede televisão estatal de Mianmar informou que foram contabilizadas 1.644 pessoas mortas e 3.408 feridas pelo terremoto até a noite de sábado, 29, no horário local — no entanto, esta é uma contagem preliminar. A maioria dos mortos e feridos estava na segunda maior cidade de Mianmar, Mandalay, e nas áreas ao redor. Esta é a terceira atualização do número de mortos e feridos.
Nesta sexta-feira, 28, o terremoto de magnitude 7,7 atingiu o sudoeste da Ásia, deixando pontos de destruição na Tailândia, onde pelo menos 17 morreram, 32 ficaram feridos e 83 desaparecidos após a queda de um arranha-céu de 33 andares em construção na capital Bangcoc. Tremores dos terremotos causaram danos e feridos na província de Yunnan, na China, que faz fronteira com Mianmar, e foram sentidos até mesmo em Dhaka, a capital de Bangladesh.

O tremor foi seguido por um forte abalo secundário de magnitude 6,4 e seis regiões declararam emergência após o terremoto.
Na cidade de Mandalay, o sismo derrubou vários edifícios, incluindo um dos maiores mosteiros da cidade. Fotos da capital, Naipidau, mostraram equipes de resgate retirando vítimas dos escombros de vários prédios usados para abrigar funcionários públicos.
O governo de Mianmar disse que há grande demanda por sangue nas áreas mais afetadas. O Ministério de Emergências da Rússia enviou dois aviões transportando 120 socorristas e suprimentos, de acordo com a agência de notícias estatal russa Tass.
A Índia enviou uma equipe de busca e resgate e uma equipe médica, além de cobertores, lonas, kits de higiene, sacos de dormir, lâmpadas solares, pacotes de alimentos e utensílios de cozinha, publicou o ministro das Relações Exteriores do país no X.
O Ministério das Relações Exteriores da Malásia disse que o país enviará 50 pessoas no domingo, 30, para ajudar a identificar e fornecer ajuda às áreas mais atingidas. As Nações Unidas destinaram US$ 5 milhões para iniciar os esforços de socorro.
O presidente Donald Trump disse na sexta-feira que os EUA iriam ajudar na resposta, mas alguns especialistas estavam preocupados com esse esforço, dados os cortes profundos de assistência estrangeira feitos por seu governo.
Rússia envia equipes de resgate
O Ministério de Emergências da Rússia informou que 120 equipes de resgate foram enviadas para ajudar na busca de vítimas presas nos escombros e auxiliar na limpeza.
De acordo com um comunicado na noite de sexta-feira, duas aeronaves estavam a caminho de Moscou para o país atingido pelo terremoto, com anestesistas, psicólogos e unidades caninas também a bordo.
Hong Kong enviará uma equipe de resgate
O executivo-chefe da cidade, John Lee, também estendeu suas condolências às vítimas do terremoto em uma publicação no Facebook no sábado
Enquanto isso, a Agência Nacional de Incêndio de Taiwan disse que uma equipe de resgate de 120 pessoas estava de prontidão para possível mobilização. A equipe incluía pessoal de resgate, médicos, enfermeiros, um veterinário, seis cães de busca e resgate e 15 toneladas de equipamentos.
Taiwan e Mianmar não têm laços oficiais. A maioria dos países não reconhece Taiwan, reivindicado pela China, como um país, pois Pequim proíbe que outras nações tenham laços formais com Taipei.
China envia mais ajuda
Mais uma equipe de resgate com 82 pessoas deixou Pequim, horas depois que uma outra equipe de socorristas da província chinesa de Yunnan, na fronteira com Mianmar, chegou ao país atingido pelo terremoto.
Além disso, 16 membros do esquadrão de socorro civil chinês Blue Sky Rescue Team da cidade de Ruili, Yunnan, partiram para Muse City, no norte de Mianmar, para ajudar nos esforços de socorro, de acordo com a emissora estatal CGTN. As autoridades chinesas também enviaram um primeiro lote de 80 tendas e 290 cobertores no início do sábado.
Enquanto isso, o presidente chinês Xi Jinping estendeu suas condolências ao líder de Mianmar, Min Aung Hlaing.
O terremoto foi sentido em partes da província chinesa de Yunnan, embora o número de vítimas tenha sido limitado. Duas pessoas em Ruili sofreram ferimentos leves e 847 casas foram danificadas, de acordo com as autoridades. Alguns prédios altos e casas antigas em áreas urbanas também foram parcialmente danificados, mas o fornecimento de energia e água e as linhas de transporte e comunicação foram restaurados.
Nova Zelândia apoiará os esforços de socorro
O ministro das Relações Exteriores da Nova Zelândia, Winston Peters, escreveu no X que seu governo apoiaria os esforços de socorro “por meio do Movimento Internacional da Cruz Vermelha”.
“Nossos pensamentos estão com todos aqueles que perderam entes queridos e com todos os outros afetados”, disse Peters no sábado.
O Ministério das Relações Exteriores da Nova Zelândia disse que todos os funcionários da embaixada em Yangon e Bangkok foram contabilizados e que nenhum neozelandês foi ferido ou morto. /Com informações de AP e AFP