A Organização dos Estados Americanos (OEA), que tem sido citada nos últimos meses por políticos de diferentes nações e posições ideológicas, é um organismo regional formado por 34 nações das Américas. Entre suas funções, estão a de atuar para garantir a promoção da paz e segurança continentais, promover e consolidar as democracias respeitando o princípio de não intervenção, propor soluções pacíficas de controvérsias entre os seus integrantes, sejam elas nos campos políticos, econômicos ou jurídicos, erradicar a pobreza e organizar ações solidárias em caso de agressão.
O colegiado começou a ser moldado há 135 anos, em 1889, na Primeira Conferência Internacional Americana, realizada em Washington, nos EUA. Da reunião nasceu a União Internacional das Repúblicas Americanas, que propôs o Sistema Interamericano. Ele foi o embrião do que, em 1948, na Colômbia, formou a Organização dos Estados Americanos, criada por meio de uma Carta entre os seus países signatários.
Inicialmente, o bloco congregava os 35 países independentes das Américas. Porém, um deles pediu desligamento formal., a Nicarágua, afirmando que o colegiado atendia mais aos interesses dos norte-americanos do que os demais integrantes. Além dos Estados integrantes, outras cerca de 70 nações e a União Europeia foram alçados a observadores permanentes.
Leia também
Estrutura
A OEA reúne uma série de órgãos. Seu principal fórum é a Assembleia Geral, onde cada membro tem direito a um voto para deliberar sobre diversas questões de interesse do colegiado, da situação dos refugiados na região á defesa pelo aumento de recursos para combate ao aquecimento global.
Outros órgãos também políticos são a reunião de consulta dos ministros das relações exteriores e o Conselho Permanente. Os fóruns de debates incluem ainda o Conselho Interamericano de Desenvolvimento Integral, a Comissão Jurídica Interamericana, que pode deliberar sobre disputas entre integrantes do colegiado, Comissão Interamericana de Direitos Humanos e as Conferências Especializadas, que são reuniões entre integrantes dos governos para tratar de assuntos técnicos.
O bloco também congrega os chamados organismos especializados, tais como a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Instituto Internacional da Criança, e a Comissão Interamericana de Mulheres, que debatem políticas públicas para melhoria da situação de vida desses públicos nas américas.
Confira abaixo a lista dos países membros
- Antígua e Barbuda
- Argentina
- Bahamas
- Barbados
- Belize
- Bolívia
- Brasil
- Canadá
- Chile
- Colômbia
- Costa Rica
- Cuba
- Dominica
- El Salvador
- Equador
- EUA
- Granada
- Guatemala
- Guiana
- Haiti
- Honduras
- Jamaica
- México
- Panamá
- Paraguai
- Peru
- República Dominicana
- São Cristóvão e Neves
- Santa Lúcia
- São Vicente e Granadinas
- Suriname
- Trinidade e Tobago
- Uruguai
- Venezuela
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.