Onda de calor no Mediterrâneo espalha incêndios por nove países; veja fotos e vídeos

Fogo castiga países como Itália, Grécia, Espanha e Argélia; mais de 40 pessoas morreram

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Impulsionados pela onda de calor, os incêndios florestais castigam países da bacia do Mediterrâneo. Os países da região sofrem pra controlar o fogo e mais de 40 pessoas já morreram nos últimos dias, vítimas do fenômeno que piora a cada ano.

Casas foram destruídas e reservas florestais estão ameaçadas durante a terceira onda consecutiva de temperaturas extremas.

Argélia

A maior parte das vítimas está concentrada na Argélia, onde 34 pessoas morreram em três dias. Grande parte dos incêndios já foi contida, mas 11 focos ainda persistem nas regiões norte e leste do país. Vídeos divulgados nas redes sociais mostra o trabalho dos bombeiros para conter as chamas que consomem as florestas.

As imagens dos últimos dias mostram ainda carros carbonizados e moradores tentando recuperar o que sobrou no meio dos destroços.

Moradores da Argélia veem carros destruídos pelos incêndios florestais que atingem os países do Mediterrâneo. Foto: AP Photo
Homem vai aos escombros de prédio depois de incêndio florestal na Argélia.  Foto: FETHI BELAID / AFP

Grécia

A Grécia luta contra os incêndios que se espalharam pelo país há 10 dias e subiu para cinco o número de mortos. Entre as vítimas, estão os pilotos do avião que caiu enquanto jogava água para conter o fogo que consumia o sul da ilha de Eubeia. O primeiro-ministro, Kyriakos Mitsotakis, lamentou a tragédia que atinge o país e alertou que o combate aos incêndios vai continuar “difícil”.

Publicidade

A young man runs next to a burning farm, as a wildfire burns in Sesklo, in central Greece, July 26, 2023. REUTERS/Alexandros Avramidis TPX IMAGES OF THE DAY Foto: REUTERS / REUTERS
Fogo destrói fábrica de plástico na região central da Grécia. Foto: REUTERS/Alexandros Avramidis
Incêndio florestal chega em casa na Grécia. Foto: EFE/EPA/IKONOMOU VASSILIS

- Itália -

O sul da Itália é atingido por uma onda de calor, que é combustível para os incêndios florestais, que mataram pelo menos três idosos na região da Sicília, duramente atingida pelo fogo. Alguns focos estavam concentrados perto do aeroporto da capital Palermo e governador da região, Renato Schifani, indicou que pediria um estado de emergência fosse decretado na ilha mediterrânea.

Fogo se espalhou pelo Monte Grifone nos arredores de Palermo. Foto: STRINGER / ANSA / AFP

Croácia

Um incêndio florestal atingiu a famosa cidade murada de Dubrovnik, a cidade medieval que é um dos destinos turísticos mais conhecidos da Croácia. Aviões lançando água e mais de 100 bombeiros conseguiram controlar o fogo antes de atingir as casas. Mas isso não é sinal de que a região está fora de perigo: “devemos ter cuidado porque o vento começou a aumentar e o fogo pode crescer novamente”, disse o comandante da unidade de combate a incêndio Stjepan Simovic.

Fogo se espalhou por vila no condado de Dubrovnik-Neretva na Croácia. Foto: Ian Barton via REUTERS / Ian Barton via REUTERS

Turquia

Na costa da Turquia, os bombeiros tentam há três dias conter o fogo que assola a floresta. Pelo menos 10 aviões, 22 helicópteros e centenas de bombeiros foram mobilizados. Outro contingente foi mobilizado para combater o incêndio que atingiu um distrito de Istambul, onde as temperaturas chegaram a 43°C.

Bombeiro turco tenta conter incêndio nos arredores de Istambul. Foto: AP Photo/Emrah Gurel
Floresta é reduzida a cinzas na Turquia. Foto: Ridvan Menekse/Dia Images via AP
Bombeiro turco se refresca enquanto combate incêndios florestais. Foto: Ridvan Menekse/Dia Images via AP

Portugal

Em Portugal, mais de 500 bombeiros continuaram a combater um incêndio perto de Lisboa. O fogo forçou a retirada de 90 pessoas de suas casas até ser controlado nesta quarta-feira com a ajuda de temperaturas um pouco mais baixas. Apesar da trégua, o calor continua e os bombeiros estão de prontidão na área para evitar que novos focos se espalhem.

Duas mulheres veem incêndio se aproximar de casa perto de Lisboa.  Foto: AP Photo/Armando Franca
Aeronaves em operação contra incêndio que atingiu cidade perto de Lisboa, Portugal. Foto: AP Photo/Armando Franca

Albânia

Há vários dias, as altas temperaturas e o vento impulsionam diferentes focos de incêndios se espalharam, destruindo olivais e a florestas de pinheiros na Albânia.

Publicidade

Helicóptero das Forças Armadas da Albânia em operação contra incêndio florestal.  Foto: Photo by Adnan Beci / AFP
Bombeiro tenta conter incêndio florestal em vila na Albânia. Foto: ADNAN BECI / AFP
Imagem aérea mostra destruição deixada por incêndio na Albânia.  Foto: REUTERS/Florion Goga

Espanha

Na Espanha, por sua vez, as faíscas de uma roçadeira começou o incêndio que atingiu a ilha de Gran Canaria. Os trabalhadores que estavam limpando a terra quando o fogo começou tentaram conter as chamas, mas foi em vão. Serviços de emergência foram acionados e mobilizaram helicópteros para conter o incêndio que queimou cerca de 300 hectares.

Helicóptero tenta conter incêndio nas ilhas Canárias, Espanha. Foto: REUTERS/Borja Suarez
Fogo se espalha por região do Pico das Neves na Espanha. Foto: REUTERS/Borja Suarez
Incêndio consome área de floresta nas Ilhas Canárias, Espanha. Foto: REUTERS/Borja Suarez

Os incêndios também são uma preocupação de outros países como França, onde os bombeiro combateram o fogo que atingia a ilha de Córsega na noite de terça-feira, 26, e seguem em alerta. /AFP e AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.