PUBLICIDADE

Oposição vence nas três principais cidades da Colômbia

Eleições regionais realizadas neste domingo, 27, apontam vitória de oposicionistas do presidente Iván Duque

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

BOGOTÁ - A oposição ao presidente da Colômbia, Iván Duque, saiu vencedora nas eleições locais que ocorreram neste domingo, 27, nas três principais cidades do país: a capital Bogotá, Medelín e Cali. Em Bogotá, a ex-senadora Claudia López, do partido Alianza Verde, aparecia com 35,26% dos votos com 95% das urnas apuradas, batendo o candidato independente Carlos Fernando Galán, que alcançava 32,51%. 

Já em Medelín, bastião do uribismo - movimento político liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, aliado de Duque - o independente Daniel Quintero Calle aparece na frente de Alfredo Ramos, do Centro Democrático, considerado pelas pesquisas como favorito. Em Cali, a terceira maior cidade da Colômbia, o ex-prefeito Jorge Iván Ospina, do Alianza Verde, bate o ex-congressista liberal Roberto Ortiz com 37,87% dos votos, contra 24,58% do adversário, com 54% das urnas apuradas.

Eleitores foram às urnas em Bogotá neste domingo0 27, para as eleições regionais Foto: Luisa gonzales/Reuters

PUBLICIDADE

Primeira mulher prefeita em Bogotá

A ex-senadora Claudia López é a prefeita virtualmente eleita na capital da Colômbia, Bogotá, tornando-se a primeira mulher a chegar ao seungo cargo mais importante do país pela via das urnas, segundo a Registraduría Nacional, órgão do governo que organiza as eleições.

O resultado reflete uma tendência que se tem mantido ao longo do escrutínio e contradiz as pesquisas do último mês, que apontavam Galán como vencedor, ainda que em uma situação de empate técnico com López em algumas delas. 

O terceiro lugar de Hollman Morris, afilhado político do ex-candidato presidencial Gustavo Petro e candidato de uma aliança de partidos de esquerda, com 416.438 votos, equivalentes a 13,92%, também é uma surpresa, já que desbanca o governista Miguel Uribe Turbay, da aliança de direita Avancemos, que recebeu 406.166 votos (13,57%).

Em Medelín, com 67,9% das urnas apuradas, Quintero Calle aparecia com 204.236 votos, que representam 38,54% dos votos, enquanto Ramos, apoiado pelo ex-presidente e senador Álvaro Uribe, alcançava 160.707 votos./EFE

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.