Polícia russa liberta Navalni, o principal adversário de Putin

Potencial adversário do presidente na eleição presidencial de 2018, ele ficou 25 dias na prisão

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

MOSCOU - O principal opositor ao Kremlin, Alexei Navalni, foi libertado nesta sexta-feira, 7, após passar 25 dias preso por ter organizado uma grande manifestação anticorrupção desautorizada pelas autoridades, nas ruas de Moscou, em 12 de junho passado.

"Alexei chegou à sede do Fundo de Luta contra a Corrupção (FBK)", anunciou sua porta-voz, Kira Iarmich, no Twitter, postando uma foto do opositor. O FBK foi criado por Alexei para denunciar a corrupção das elites.

A polícia transferiu Alexei para um outro centro de detenção para colocá-lo em liberdade longe das câmeras e dos jornalistas, acrescentou a porta-voz.

Alexei Navalni, líder opositor russo, foi preso durante manifestações Foto: AFP PHOTO / Vasily MAXIMOV

PUBLICIDADE

Ontem, a polícia fez uma batida em seu local de campanha, que não é o mesmo do FBK. Além de bloquear o acesso ao local, levaram computadores, cartazes e outros materiais de campanha.

Potencial adversário de Vladimir Putin na eleição presidencial que acontece em março de 2018, Alexei Navalni foi condenado a cumprir 30 dias de prisão. A pena acabou sendo reduzida para 25 dias.

Publicidade

Navalni já havia sido preso, por 15 dias, pela convocação de outro protesto na capital, no final de março. Em ambas as manifestações, a de junho e a de março, centenas de pessoas foram detidas.

Seu futuro político continua incerto. No mês passado, a Comissão Eleitoral Central o considerou inapto a se candidatar à disputa pelo Kremlin, em virtude de uma condenação na Justiça por desvio de recursos. / AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.