Por que o plano de paz de Biden para o Oriente Médio é inviável? Leia a coluna de Thomas Friedman

Acordo que busca normalizar relações entre Israel, Arábia Saudita e os palestinos pode provocar ruptura na coalizão do governo israelense

PUBLICIDADE

Por Thomas Friedman

Quanto mais eu obtenho informações sobre o complexo acordo de paz e segurança que time Biden está tentando costurar entre Estados Unidos, Arábia Saudita, Israel e os palestinos, mais eu me convenço de que se houver sucesso ele ganhará o Nobel da Paz e de Física. Porque encontrar uma maneira de equilibrar os diferentes interesses dessas quatro partes faz a mecânica quântica parecer tão fácil quanto jogar jogo da velha.

PUBLICIDADE

Mas para simplificar para vocês, estimados leitores, dadas as muitas permutas que este pacto poderia implicar, permita-me colocar foco na única forma que atende ao interesse dos Estados Unidos e que eu apoiaria.

Trata-se de um acordo que normalizaria relações entre Israel e Arábia Saudita, forjaria uma relação de segurança mais profunda entre EUA e Arábia Saudita e ocasionaria avanços concretos no sentido de uma solução de dois Estados entre Israel e os palestinos — mas faria isso de uma maneira que quase certamente provocaria a ruptura da atual coalizão de governo israelense, que é liderada por supremacistas judeus de extrema direita de um tipo que nunca teve poderes de segurança nacional em Israel antes.

O então vice-presidente dos EUA, Joe Biden (à esquerda), e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, olham um para o outro enquanto proferem declarações conjuntas durante a sua reunião em Jerusalém, a 9 de março de 2016.  Foto: Debbie Hill / Reuters

Mas, lamentavelmente, não é esta a versão que o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, tenta nos vender. Portanto, eu quero fazer um apelo direto ao presidente Joe Biden e ao príncipe-herdeiro saudita, Mohammed bin Salman: não deixem Netanyahu fazê-los de idiotas úteis. Vocês não podem normalizar as relações com um governo israelense que não é normal, que nunca será um aliado estável dos americanos nem parceiro dos sauditas. E neste momento o governo de Israel não é normal.

Considerem apenas dois exemplos: o ex-chefe do Mossad Tamir Pardo alertou recentemente que esta coalizão de governo israelense, indubitavelmente reunida por Netanyahu com o objetivo de mantê-lo fora da cadeia em razão das acusações de corrupção às quais ele responde, inclui “partidos racistas horríveis”. Quão racistas? “Alguém pegou a Ku Klux Klan e a trouxe para dentro do governo”, afirmou Pardo.

E tem mais essa: na semana passada, o ministro de Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, instruiu, segundo relatos, o embaixador israelense na Romênia, Reuven Azar, e o líder colono Yossi Dagan a se encontrar com o chefe de um partido de extrema direita em Bucareste — um partido que Israel boicotava havia muito tempo em razão de seu histórico de declarações antissemitas e negando a existência do Holocausto.

Por quê? Conforme explicou o jornal Haaretz, isso é parte de um esforço planejado por Dagan “para promover relações entre Israel e partidos europeus de extrema direita para convencê-los a apoiar os assentamentos coloniais de Israel na Cisjordânia”. Sim, Netanyahu e seus aliados estão tentando construir uma alternativa ao apoio diplomático dos EUA com partidos xenófobos e extremistas na Europa, que não se importam com assentamentos coloniais.

Publicidade

Ficaram chocados? É compreensível. A estrutura dos 75 anos de relações EUA-Israel foi construída em torno do objetivo de salvar Israel de ameaças externas de países árabes e do Irã. Então é difícil para diplomatas americanos, militares americanos, cidadãos americanos e organizações judaicas americanas dar-se conta de que sua função agora é salvar Israel de uma ameaça interna israelo-judaica manifestada pelo próprio governo do país.

Israelenses participam numa manifestação na cidade de Bnei Brak, dominada pelos ultraortodoxos, em protesto contra a reforma judicial do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que, segundo eles, viola os direitos das mulheres, em Bnei Brak, Israel, 24 de agosto de 2023.  Foto: Nir Elias/ Reuters

Muita gente está em negação, mais notavelmente no Comitê de Assuntos Públicos EUA-Israel (AIPAC), o lobby pró-Israel mais poderoso nos EUA, que continua cúmplice de Netanyahu em Washington e ignora os defensores da democracia israelense. O Haaretz descreveu recentemente o AIPAC como o “lobby pró-Netanyahu e anti-Israel” no Congresso americano.

Mas é melhor essa turma acordar, porque depois de quatro anos de uma coalizão como esta à frente de de Israel nós poderemos dar adeus à ideia de que algum dia Israel voltará a ser um aliado confiável dos EUA.

E isso nos traz de volta ao acordo com os sauditas, que foi concebido para combinar dois componentes. O primeiro é uma aliança Washington-Riad renovada, segundo a qual os EUA concordam com algum tipo de tratado de defesa mútua enquanto os sauditas obtêm acesso às armas americanas mais avançadas. Em troca, a Arábia Saudita fica do lado dos EUA e limita relações militares, tecnológicas e econômicas com a China.

A segunda parte do acordo era uma normalização de relações entre os sauditas e Israel contanto que os israelenses abrissem concessões aos palestinos para manter viva a esperança de uma solução de dois Estados.

Eu abordarei a questão Riad-Washington posteriormente, quando todos os detalhes forem conhecidos. Mas conforme afirmei, quando se trata do componente israelo-saudita-palestino, há duas permutas possíveis — uma delas atende ao interesse americano, a outra definitivamente não.


A permuta que definitivamente não atende ao nosso interesse é a que Netanyahu tentará convencer os EUA a empreender. Bibi está tentando cumprir quatro objetivos — minar o poder da Suprema Corte israelense de conter seu governo extremista ao mesmo tempo que transforma a si mesmo em um herói no país alcançando um acordo de paz com a Arábia Saudita sem ter de dar aos palestinos nada significativo, portanto avançando com o sonho de sua coalizão de anexar a Cisjordânia — enquanto faz a Arábia Saudita pagar a conta e Biden dar sua bênção.

Publicidade

Biden e MBS têm de rejeitar esses termos sem pensar duas vezes.

O acordo no qual eles devem insistir deve estipular que, em troca da normalização das relações entre Israel e Arábia Saudita, Israel tem de congelar todas as construções de assentamentos coloniais na Cisjordânia nas áreas designadas para o Estado palestino, para possibilitar negociações futuras; não legalizar mais nenhum assentamento israelense clandestino; e, mais importante, insistir para que Israel transfira território da Área C na Cisjordânia, conforme a definição dos Acordos de Oslo, para Áreas B e A, sobre as quais a Autoridade Palestina exerce maior controle.

Uma mulher agita bandeiras enquanto está em cima de um manifestante, à medida que um conjunto de manifestantes participa numa manifestação contra o primeiro-ministro do Israel Benjamin Netanyahu.  Foto: RONEN ZVULUN / REUTERS

EUA e Arábia Saudita também têm de declarar que o objetivo do processo diplomático será uma solução de dois Estados na Cisjordânia. Todos os presidentes americanos têm se comprometido com esse intuito — que o rei saudita, Abdullah, também enfatizou durante a entrevista que me concedeu em 2002 anunciando a iniciativa de paz saudita, que virou posteriormente a Iniciativa de Paz Árabe.

Esses termos são vitais porque conformam um expediente que os supremacistas judeus no gabinete de Netanyahu não são capazes de engolir e que o primeiro-ministro não é capaz de falsear. Portanto, forçariam o governo de Netanyahu e o povo israelense a escolher: vocês preferem a anexação ou normalizar relações com o país muçulmano mais importante do planeta — e obter acesso a outras nações muçulmanas, como Indonésia e Malásia?

Se nós conseguirmos colocar esta escolha sobre a mesa, isto quase certamente arrebentaria a atual coalizão de governo israelense. O ministro israelense das Finanças, Bezalel Smotrich, de extrema direita, alertou a todos na semana passada que “nós não abriremos nenhuma concessão aos palestinos” para garantir um acordo de normalização de relações com a Arábia Saudita. “Isso não passa de ficção”, declarou ele.

Mesmo que Israel tenha interesse que os EUA intermedeiem um acordo com os sauditas, “isso não tem nada a ver com Judeia e Samaria”, acrescentou Smotrich, referindo-se à Cisjordânia por seus nomes bíblicos.

Só para lembrar: desde a britânica Comissão Peel, de 1936, o movimento sionista e Israel aceitam que o ordenamento para a resolução do conflito palestino-israelense tem de ser dois Estados para dois povos — por meio do plano de partilha aprovado pela ONU em 1947, das Resoluções 242 e 338 da ONU, de Camp David, Oslo e, finalmente, dos Acordos de Abraão, de 2020. Este comprometimento de Israel tem sido um pilar crucial de sua aliança com os EUA.

Publicidade

A atual coalizão de Netanyahu é o primeiro governo israelense em oito décadas que — como parte do acordo de formação da coalizão — estabeleceu a anexação israelense da Cisjordânia como um objetivo declarado; ou, conforme colocam seus termos, “aplicar soberania na Judeia e Samaria”, rejeitando qualquer partilha.

Os EUA não podem permitir que isto aconteça. Netanyahu tem alterado unilateralmente fundamentos da nossa relação e nos testado. É hora de Washington testar o governo de Netanyahu com uma escolha clara: anexação ou normalização.

Pessoas seguram bandeiras durante uma manifestação contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Foto: RONEN ZVULUN / REUTERS

Eu não consigo prever o que poderia acontecer se esta escolha explodir a coalizão de Netanyahu. Novas eleições em Israel? Ou um governo de unidade nacional, com a centro-esquerda e a centro-direita trabalhando juntas para trazer Israel de volta à sanidade?

Por agora, minha única certeza é a respeito do que tem de ser impedido: esta coalizão israelense tem de ser impedida; e, ainda mais importante, um acordo ruim — que permita a Netanyahu esmagar a Suprema Corte de Israel e ganhar a normalização de relações com a Arábia Saudita pagando um preço tão pequeno aos palestinos ao ponto de os fanáticos direitistas de seu gabinete poderem continuar a empurrar o país para o abismo — tem de ser impedido absolutamente.

Não seria um acordo que Biden — um dos presidentes americanos mais hábeis em política externa em todos os tempos — gostaria que constasse em seu legado, não seria um acordo que constituiria uma fundação estável para a parceria estratégica israelo-saudita que MBS busca.

Simplesmente digam não. O contrário seria vergonhoso. / TRADUÇÃO DE GUILHERME RUSSO

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.