Gavin Newsom: quem é o governador da Califórnia na disputa para ser candidato democrata

Um dos principais governadores do Partido Democrata tem ao seu favor sua projeção nacional

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Com a desistência de Joe Biden em disputar a reeleição para a presidência dos Estados Unidos contra o republicano Donald Trump, o nome de Gavin Newsom, atual governador da Califórnia, tem aparecido como alternativa para o Partido Democrata.

PUBLICIDADE

Político experiente, ele já foi prefeito de São Francisco e também cumpriu dois mandatos como vice-governador do estado que comanda atualmente. Newsom foi um dos principais defensores da candidatura de Biden, quando as dúvidas e desconfianças sobre a aptidão física e mental do atual presidente americano cresceram entre os democratas após o desempenho desastroso de Biden no debate de junho.

No X, antigo Twitter, o democrata chamou Biden de “presidente extraordinário e histórico - e destacou o trabalho do atual presidente pelos trabalhadores. “Ele entrará para a história como um dos presidentes mais impactantes e altruístas.”, escreveu.

Newsom também disse repetidamente que não desafiaria Kamala Harris se ela buscasse encabeçar a chapa democrata. Harris tem o apoio de Biden, no entanto, muitos candidatos presidenciais fizeram garantias semelhantes antes de concorrerem efetivamente. Newsom provavelmente traria alguns benefícios claros para a chapa, devido à sua popularidade nacional ao aparecer em grandes programas de televisão criticando Trump e debatendo com políticos republicanos.

Gavin Newsom, governador da Califórnia, pode ser um dos nomes a substituir Biden na campanha. 

O governador da Califórnia vem se posicionando na vanguarda dos debates políticos nacionais, especialmente em questões relacionadas a armas e aborto. No ano passado, Newsom lançou uma Campanha Federal pela Democracia para promover os candidatos democratas em todo o país. Ele doou US$ 10 milhões que sobrou de sua campanha de 2022 para esse novo comitê, que visava impulsionar os democratas em estado mais republicanos.

Publicidade

A campanha financiou uma série de anúncios relacionados ao aborto em estados liderados por republicanos com políticas restritivas.

No entanto, seu nome pode enfrentar restrições pelo partido Democrata neste momento. Indicar um governador da Califórnia e ex-prefeito de São Francisco, uma cidade contra a qual os republicanos ficariam muito felizes em concorrer, pois poderiam apontar para os seus graves problemas de criminalidade. Seria basicamente convidar os republicanos a caricaturar a chapa democrata.

Exposto a um grande debate nacional, Newsom teria que explicar os problemas que a Califórnia enfrentou na última década: a pandemia de desabrigados, altos impostos, aumento dos custos de moradia. Ele também não teria como escapar de explicar sobre sua decisão, em 2021, de participar de um jantar de aniversário com lobistas no restaurante de luxo French Laundry./COM AGÊNCIAS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.