PUBLICIDADE

Últimas notícias sobre a Rainha Elizabeth

Monarca morreu aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia; Integrantes da família real foram chamados ao local após as notícias sobre a piora na saúde da rainha; Charles III assume o trono

Atualização:
Acompanhe Ao Vivo
Conteúdo Relacionado

O rei Charles III fará nesta sexta-feira, 9, seu primeiro discurso aos britânicos após a morte da rainha Elizabeth II, enquanto o Reino Unido ainda sente a partida da histórica monarca que por 70 anos ocupou o trono.

Charles só será proclamado formalmente rei no sábado, 10, por um conselho formado por autoridades políticas, religiosas, altos funcionários de Londres e embaixadores da Commonwealth, porém sua primeira aparição será em um discurso pré-gravado, que deve ser exibido na noite desta sexta-feira.

O funeral de Elizabeth deve ocorrer em 10 dias, fechando uma programação fúnebre que terá os últimos detalhes definidos pelo novo rei. Nesta sexta, serão disparadas 96 salvas de canhão e igrejas, capelas e catedrais devem tocar os sinos a partir do meio-dia. Bandeiras serão hasteadas a meio mastro para marcar o luto.

Fotografias de uma sorridente Elizabeth II em várias etapas de sua vida estão nas primeiras páginas dos jornais britânicos.

A coroação de Charles ainda não tem data marcada, mas pode levar “alguns meses”, segundo fontes da Casa Real. Nos próximos dias, ele deve ter a primeira audiência com a primeira-ministra, a conservadora Liz Truss - nomeada pela rainha Elizabeth II na terça-feira, 6, em um de seus últimos atos oficiais.

Acompanhe ao vivo

00h0010/09/2022

AO VIVO ENCERRADO

Este ao vivo foi encerrado às 23h59 desta sexta-feira, 9. A cobertura da morte da rainha Elizabeth II e do coroamento do rei Charles III continua em: https://internacional.estadao.com.br/

18h4409/09/2022

Novo hino com ‘Deus salve o rei’ é cantado pela primeira vez em 70 anos

Além da mudança das moedas, uma troca importante e que já aconteceu, foi nas palavras e pronomes do hino nacional de “God save the queen” (Deus salve a rainha) para “God save the king” (Deus salve o rei).

O hino existe desde 1745, com a versão inicial dizia “God save great George our king, Long live our noble king, God save the king” (Deus salve o grande George, nosso rei, viva nosso nobre rei, Deus salve o rei). A mudança, apesar de simples, pode demorar até ser assimilada no cotidiano dos britânicos.

17h5109/09/2022

Charles III substituirá Elizabeth II nas notas de libra esterlina

O fim do reinado da rainha Elizabeth II nesta quinta-feira, 8, com a sua morte, altera uma iconografia que esteve presente no cotidiano dos britânicos durante 70 anos, como parte da tradição da monarquia. Moedas e notas de libra esterlina, bandeiras, selos e hino nacional são alguns dos símbolos que serão modificados para exibir e fazer referência ao novo rei, Charles III.

Entre os símbolos mais icônicos e corriqueiros, estão as moedas e as notas de libra esterlina. Segundo o jornal The Guardian, há 4,5 bilhões de notas bancárias esterlinas, no valor somado de £80 bilhões (cerca de R$ 477 bilhões), em circulação com o rosto de Elizabeth II. As novas notas impressas levarão agora o rosto de Charles, mas a substituição levará pelo menos dois anos para ser concluída. A fotografia será escolhida e aprovada pelo Palácio de Buckingham, ainda sem prazo definido.

Leia a matéria completa

Imagem mostra moedas e notas de libra esterlina impressas com o rosto da rainha Elizabeth II. Símbolo será substituído para exibir o rei Charles III  Foto: Tolga Akmen/AFP

Publicidade

16h4209/09/2022

Com a assunção de Charles III ao trono, o príncipe William agora se torna oficialmente o Príncipe de Gales - título dado ao herdeiro do trono britânico, segundo a tradição. O novo título foi confirmado pelo próprio monarca nesta sexta-feira, em pronunciamento. Com isso, Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, agora oficialmente tornou-se a princesa de Gales, mesmo título de Lady Diana, mãe de William, morta em 1997.

“Hoje, tenho orgulho de nomeá-lo (William) príncipe de Gales, o país cujo título tive o privilégio de ostentar durante grande parte da minha vida. Com Catherine ao lado dele, nosso novo príncipe e princesa de Gales, eu sei, continuarão a inspirar e liderar nossas conversas nacionais”, disse Charles III.

O rei também disse amar o filho Harry, que abdicou dos deveres reais, e sua nora Meghan Markle, desejando sorte aos dois em suas vidas “além-mar”.

16h1409/09/2022

Quem cuidará dos cães corgi da rainha após sua morte?

Os corgis da rainha Elizabeth II foram os servos mais leais da monarquia, proporcionando à monarca companhia doméstica por quase um século, até sua morte, aos 96 anos, na última quinta-feira, 8. Até o momento, o Palácio de Buckingham não disse oficialmente quem tomará conta dos últimos cães da rainha, mas especialistas na monarquia especulam nomes para a imprensa britânica.

Os pequenos cães cor de areia com orelhas pontudas eram uma presença permanente na corte de Elizabeth II, seguindo-a por todos os cômodos do Palácio de Buckingham, além de aparecer em fotos e retratos oficiais. Em sua vida, ela teve mais de 30 cães, com nomes como Plover, Disco e Mint.

Eles ainda ganharam um papel no vídeo que a rainha estrelou ao lado do ator Daniel Craig, interpretando James Bond, para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Os cães também fizeram aparições frequentes na série da Netflix “The Crown”, que retrata o mandato de Elizabeth como chefe de Estado.

Leia a matéria completa aqui

Captura de tela de televisão tirada em 29 de julho de 2012 mostra uma filmagem apresentada durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, estrelando o ator britânico Daniel Craig (esquerda) interpretando James Bond escoltando a Rainha Elizabeth II, seguida por um corgi, pelos corredores do Palácio de Buckingham Foto: AFP
15h2509/09/2022

Filhos de Harry e Meghan ganham títulos de príncipe e princesa com a morte de Elizabeth II

A ascensão ao trono britânico de Charles, que adotou o nome rei Charles III, após a morte de sua mãe, Elizabeth II, muda muita coisa na estrutura da família real britânica. Agora, o príncipe William é o herdeiro ao trono e os filhos do príncipe Harry ganham títulos reais de príncipe e princesa.

Um decreto emitido pelo rei George V, em 1917, limita os títulos de príncipe e princesa aos filhos do monarca (neste momento os filhos de Charles: William e Harry), filhos dos filhos do monarca (netos do rei Charles, ou seja George, Charlotte, Louis, Archie e Lilibet) e “ao filho mais velho vivo do filho mais velho do Príncipe de Gales”.

Antes da morte da rainha, Archie e Lilibet - filhos de Harry e Meghan Markle - não recebiam os títulos. Em teoria, os dois filhos mais novos de William e Kate Middleton também não, mas Elizabeth II tinha o poder de alterar as regras e, em 2012, decretou que todos os filhos do casal, não apenas o mais velho, seriam príncipes e princesas.

Leia a matéria completa

Príncipe Harry e Meghan Markle em foto com a filha Lilibet e com o filho Archie em cartão de natal. Foto: Alexi Lubomirski / Duke and Duchess of Sussex / Team Rubicon

Publicidade

15h1609/09/2022

Biden confirma presença no funeral de Elizabeth II

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta sexta-feira, 9, que participará do funeral da rainha Elizabeth II no Reino Unido.” Ainda não sei os detalhes, mas irei”, disse o presidente democrata a repórteres. A data do funeral ainda não foi confirmada, mas espera-se que ocorra na Abadia de Westminster, em Londres, no dia 19 de setembro. Biden disse que ainda não falou com o filho da rainha e sucessor ao trono, o rei Charles III./ AFP

14h2909/09/2022

Charles III renova juramento de Elizabeth II e promete servir a súditos de todas origens e crenças

Em seu primeiro discurso como monarca britânico, o rei Charles III, homenageou a mãe, a rainha Elizabeth II, morta na quinta-feira, 8, e renovou o juramento feito por ela de dedicar toda sua vida ao serviço público e ao Reino Unido.

Em um breve pronunciamento gravado em uma mesa com uma foto de Elizabeth II, marcado também pelo tom afetuoso com a família, o rei se referiu à antecessora como “sua querida mamãe”, elogiou a rainha-consorte, Camilla, e os filhos, William - agora príncipe de Gales- e Harry. Sobre este último, que abdicou de seus deveres reais para viver com a esposa Meghan Markle nos EUA, o rei disse amá-lo e desejou sorte em sua vida.

“Como a rainha fez com devoção inabalável, agora eu prometo solenemente, durante o resto dos dias que Deus me conceder, manter os princípios constitucionais que residem no coração de nossa nação”, disse o rei.

O rei também lembrou das transformações vividas pelo Reino Unido durante o reinado de sua mãe. “Ao longo dos últimos 70 anos, vimos nossa sociedade se tornar uma entre muitas culturas e muitas crenças. As instituições do Estado, por sua vez, mudaram. Mas, através de todas as mudanças e desafios, nossa nação e a família mais ampla de Reinos - de cujos talentos, tradições e realizações estou tão inexprimivelmente orgulhoso - prosperaram e floresceram. Nossos valores permaneceram e devem permanecer constantes”, disse Charles III.

Leia a matéria completa

O rei Charles III faz o seu primeiro discurso à nação após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II. Foto: Yui Mok/Pool Photo via AP
14h1209/09/2022

Charles III encerrou o discurso agradecendo ao povo britânico pelas condolências e homenageou novamente a mãe. “Para minha querida mamãe, agora que você começa sua última grande jornada para se juntar ao meu querido e falecido papai, eu quero simplesmente dizer isto: obrigado. Obrigado por seu amor e devoção à nossa família e à família das nações que você serviu tão diligentemente todos esses anos. Que voos de anjos cantem para o seu descanso”.

Publicidade

14h0809/09/2022

Além de falar sobre seus deveres como rei britânico e do legado da mãe, Charles III também falou sobre seus filhos, William e Harry. Charles confirmou que William será o novo príncipe de Gales - e sua esposa, Kate Middleton, torna-se princesa de Gales, posição ocupada pela princesa Diana, mãe de William e Harry.

“Hoje, tenho orgulho de nomeá-lo príncipe de Gales, o país cujo título tive o privilégio de ostentar durante grande parte da minha vida. Com Catherine ao lado dele, nosso novo príncipe e princesa de Gales, eu sei, continuarão a inspirar e liderar nossas conversas nacionais”.

O rei também disse amar o filho Harry, que abdicou dos deveres reais, e sua nora Meghan Markle, desejando sorte aos dois em suas vidas “além-mar”.