WASHINGTON - Um jato da American Airlines com 60 passageiros e quatro tripulantes a bordo colidiu na quarta-feira, 29, com um helicóptero do Exército enquanto se aproximava para pouso no Aeroporto Nacional Ronald Reagan, perto de Washington, o que pode ter resultado na morte de várias pessoas.
Acidentes fatais com aeronaves comerciais nos EUA tornaram-se raros. O último ocorreu em 2009, perto de Buffalo, Nova York. Todos os 45 passageiros e os quatro tripulantes morreram quando o avião Bombardier DHC-8, movido a hélice, caiu sobre uma casa. Uma pessoa no solo também morreu.
A colisão de quarta-feira entre o avião Bombardier CRJ-701, bimotor, e um helicóptero UH-60 Blackhawk ocorreu sobre o rio Potomac, e as aeronaves caíram na água. Em 1982, um voo da Air Florida também caiu no Potomac, matando 78 pessoas.

Leia também
Aqui estão alguns dos acidentes de avião comercial mais mortais nos EUA desde o desastre da Air Florida, de acordo com relatórios do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB):
- 12 de fevereiro de 2009: Um avião da Colgan Air caiu perto de Buffalo, Nova York, matando todos a bordo, incluindo 45 passageiros, dois pilotos e dois comissários de bordo. Uma pessoa no solo também morreu, elevando o número total de vítimas para 50.
- 27 de agosto de 2006: Uma aeronave da Comair caiu durante a decolagem em Lexington, Kentucky, após partir da pista errada e ultrapassar o final. Dois tripulantes e 47 passageiros morreram.
- 12 de novembro de 2001: Pouco após a decolagem, um voo da American Airlines caiu em uma área residencial de Belle Harbor, Nova York. Todas as 260 pessoas a bordo morreram.
- 11 de setembro de 2001: Quase 3 mil pessoas morreram quando 19 sequestradores da Al-Qaeda assumiram o controle de quatro aviões comerciais, lançando dois contra o World Trade Center, em Nova York, um contra o Pentágono, na Virgínia, e o quarto em um campo na Pensilvânia. Este permanece o ataque terrorista mais mortal da história.
- 31 de janeiro de 2000: Um voo da Alaska Airlines caiu no Oceano Pacífico, perto da Ilha Anacapa, na Califórnia. O acidente matou 83 passageiros e cinco tripulantes.
- 17 de julho de 1996: Um voo da Trans World Airlines caiu no Oceano Atlântico, perto de East Moriches, Nova York, a caminho de Paris. Todas as 230 pessoas a bordo morreram, e o avião foi destruído.
- 11 de maio de 1996: Um voo da ValuJet Airlines caiu nos Everglades cerca de 10 minutos após decolar do Aeroporto Internacional de Miami. O acidente matou todos os 105 passageiros e cinco tripulantes.
- 31 de outubro de 1994: Um voo da American Eagle caiu em Roselawn, Indiana, matando 64 passageiros e quatro tripulantes.
- 8 de setembro de 1994: Um voo da USAir caiu ao tentar pousar em Pittsburgh, matando 127 passageiros e cinco tripulantes. A aeronave foi destruída pelo impacto e pelo incêndio subsequente.
- 19 de julho de 1989: Um voo da United Airlines sofreu uma falha no motor e caiu ao tentar pousar em Sioux City, Iowa, matando 110 passageiros e um tripulante.
- 16 de agosto de 1987: Um voo da Northwest Airlines caiu logo após decolar de Romulus, Michigan, atingindo postes de iluminação, um centro de aluguel de carros e o solo. O acidente matou 148 passageiros e seis tripulantes.
- 2 de agosto de 1985: Um voo da Delta Airlines caiu ao se aproximar para pouso no Aeroporto Internacional Dallas-Fort Worth durante uma tempestade. A aeronave atingiu um carro e dois reservatórios de água, matando 134 passageiros e tripulantes.
- 9 de julho de 1982: Um voo da Pan American World Airways caiu logo após a decolagem perto de Nova Orleans, Louisiana, colidindo com árvores e casas, matando 145 pessoas a bordo.
- 13 de janeiro de 1982: Um voo da Air Florida caiu no rio Potomac, matando 70 passageiros e quatro tripulantes. O acidente foi atribuído às más condições climáticas./AP